30 de novembro de 2012

Apenas uma estratégia altruísta de ajuda aos outros necessitados

O Sporting de Alvalade prepara-se para disputar um jogo de caridade no Algarve, contra uma "selecção de jogadores de clubes algarvios".

Dúvida que assola a mente:
- é mesmo necessária esta solidariedade toda para com os jogadores do Sporting de Alvalade? Certo que tiveram o azar de ir parar àquele clube, mas em parte também têm culpa por isso ter acontecido.

No entanto, acho bem que a receita de bilheteira vá para as pessoas que sofreram com o recente tornado que passou pelo Algarve. Resta saber se a região consegue sobreviver à passagem de outra catástrofe - neste caso, o plantel do Sporting de Alvalade.

De realçar que isto está tudo pensado desde o inicio da época: o Sporting de Alvalade, sabendo que vinha disputar este jogo de beneficência a uma região onde ainda há bastantes verdinhos, desatou a perder e empatar jogos para assim aumentar bastante a receita do jogo.
"Oi? Como é que é?", perguntam vocês. Eu explico: é que, por esta altura, deve haver muita gente por aí com vontade de pagar 5 euros só para ir vaiar o seu clube.



(não quero ser sempre eu a bater no ceguinho, neste caso o Sportém de Alvalade, mas os meus colegas de blog ausentam-se, não fazem o seu trabalho e resto eu... a limitar este blog às piadas faceis, de gosto duvidável e sem qualquer ponta de piada)

27 de novembro de 2012

A desconstrução tecnicó-tactica de uma substituição

Para os menos atentos ou conhecedores do fenómeno do futebol, por vezes há detalhes que lhes escapam, tirando conclusões completamente erradas de uma ou outra situação que possa ocorrer, seja em relação ao treinador, a um jogador ou mesmo uma decisão arbitral.

Por exemplo, é perfeitamente natural que a maioria das pessoas não tenha compreendido a substituição que Vercauteren fez em cima dos 90 minutos num jogo em que estava empatado, tirando Carrillo e metendo Labyad em campo.

Os adeptos comuns - pouco conhecedores do engenho, complexidade e genialidade a que obriga a profissão de treinador - diriam, entre outras coisas, que o belga estava a tentar segurar o resultado nos últimos minutos. Outros há que afirmariam que se tratava de uma tentativa de aproveitar a enorme diferença de estatura entre o peruano (1,81m) e o argelino (1,73m ?) para começar a fazer chuveirinho e ter mais uma torre na área para ganhar a bola de cabeça, na busca do golo da vitória.

O Assopramo Apito, em mais uma acção de formação activa dos seus leitores, vai desvendar o que passou pela cabeça de Vercauteren, o que o levou a fazer essa substituição e quais os seus reais objectivos, num acto de genialidade que terá escapado aos adeptos menos atentos.

Minuto 89, Vercauteren encostado na parte lateral do banco de suplentes, vira-se para Oceano e diz "que' se quis passe? deux deux c'est pas bon?".
Ao que Oceano responde "mistérr, notre dérrniê mátx à Suisse nuzávom fé solmám dô substituissom. tut le mond à nótad et il ne som pá contám. ôjurduí lá méme chóze. fé une ótre substituissom pur lá claque étre contám!".

E foi assim. Vercauteren deu ouvidos às palavras sábias do seu adjunto e nem foi preciso Rui Patricio subir no terreno nos últimos instantes porque no fim conseguiram acabar com as 3 substituições feitas.

26 de novembro de 2012

Barco ao fundo...

Mister sei que estás aqui há pouco tempo mas isto já é o fundo! 3 vitórias desde o inicio da época é pior que o fundo! Só uma ajudinha para te situares... O máximo que os Sportinguistas podem almejar este ano é que no fundo do mar se encontre uma Atlantis... Mas com a nossa sorte apenas iremos encontrar o depósito de sucata resultante das próteses do Mantorras e Izmailov...

25 de novembro de 2012

Dava para jogar às diferenças

Há coisa de um ano, precisamente no mesmo estádio.

21 de novembro de 2012

Acrílicos Boeck

Sim, eu sei, que já não postava nada desde que o Sporting começou a perder... Mas sejamos sinceros também não disse nada nas 3 vitórias em 16 jogos!

Decidi quebrar o interregno por causa de uma situação que vivi à pouco tempo e que me deixou com uma lágrima no canto do olho...

Andava para os lados de Alcochete, meio perdido, quando tive que abastecer. Chego à bomba quem estava à minha frente para abastecer? Marcelo Boeck. Num Qashqai!! Ok, eu estava de 127 em segunda mão, não posso dizer nada mas um Qashqai?!? Pior ainda! Quanto abasteceu? 25 euritos!!! Ok que o meu nem depósito quase tem para essa quantidade mas 25 euros?

Enchi-me de coragem e perguntei se não recebia ordenados. Ele com um sorriso de orelha a orelha responde-me que era das reparações de acrílico e que estava com dificuldades para arranjar saída para os partidos.

Respondi-lhe que podia ser pior. O ano passado tínhamos conseguido dez vitórias seguidas. Marcelo olha para mim e para o meu carro e perguntou-me se sabia quem era o anterior dono da viatura...

Os primeiros três parágrafos são verídicos... O resto deixo à consideração de cada um...

16 de novembro de 2012

Ok, eu faço o desenho de mais esta teoria

O presidente do clube-de-dirigentes-assumidamente-corruptos veio a terreiro disparar violentamente na direcção da FPF por causa do jogo da equipa do Palbent no país dos gabões.

Quem é mais ingénuo dirá "ah e tal, eles não se dão bem e realmente o JãMontinho e o Silvester Ramela jogaram mais de metade do jogo".

Certíssimo, jogaram mais de metade do jogo.
Mas porque é que o presidente do polvo não se insurgiu da mesma forma contra a federação colombiana? Ramés Rodrigués e Ráqueçon Martinés também jogaram pelas suas selecções e, pasmem-se, fizeram o jogo completo (ok, no caso do ultimo, jogou 85 minutos).

Porquê esta diferença de tratamentos? É claro que a intenção não é defender os seus jogadores, caso contrário teria de defender também os colombianos. Ainda por cima quando estes dois viajaram para sítios com fusos horários bem mais diferentes de Portugal do que propriamente os gabões, mais uma razão para que ficasse mais chateado com a federação sul americana que com a portuguesa.

Porquê este disparo tão certeiro, dizia eu? Utilidade, é tudo uma questão de utilidade. É que a federação colombiana não tem muita utilidade para as habituais trocas de favores que levam o presidente polviniano a servir de conselheiro matrimonial.

Assim atira areia para os olhos dos mais ingénuos que pensam que ele está zangado com o Nandinho das facturas quando, na verdade, está apenas a acenar-lhe com uma mão cheia de rebuçadinhos para mais tarde cobrar.... quando lhe fizer falta um sopro mais azulado a passar por um qualquer apito dos relvados tugas.

É esperar, que já não deve faltar muito.

12 de novembro de 2012

Querem ser diferentes, depois dá nisto

Está explicado o porquê dos problemas que assolam a relva do Casa-de-banho XXI desde a sua estreia.
Por causa da p*** da mania de serem diferentes, na altura da escolha do relvado os dirigentes sportinguistas decidiram-se por um cujas caracteristicas incluiam uma tal de "omnipresença".

Como se pôde ver ontem, este relvado é capaz de se encontrar em mais do que um local ao mesmo tempo, pois foi visto não só no Sporting de Alvalade - Sporting-dos-novos-adoradores-de-corruptos do Minho que se disputou no Casa-de-banho XXI , como também no estádio da "cidade de Rio Ave" onde o Glorioso jogou.

Tendo em conta as chuvas dos ultimos dias, é claro que não há relvado nenhum do mundo que aguente dois jogos ao mesmo tempo.



Isto pode explicar todos os buracos na relva ou o facto da relva levantar como se fossem fatias de tarte de maçã acabada de fazer e que tivessem sido mal transportadas numa qualquer scooter pelos buracos cheios de estrada à volta, nos confins de Portugal. Não explica é as alucinações do Freitas Lobo, que já vê anõezinhos e tudo. Oh homem, tome lá os medicamentos e não os misture com a bebida... pelo menos antes de ir "relatar" jogos para a televisão.
(ainda se falasse em "toupeiras"... agora, "anõezinhos"?? ca pandeleirice!)

Notas de zero a cem do jogo de ontem

Acham mesmo que vou dar notas de zero a cem, sobre o jogo de ontem? Há lá dinheiro para andar a distribuir notas assim sem mais nem menos?

De qualquer maneira, aqui ficam os meus parcos tostões sobre ontem:

Artur - Enorme. Apesar daquela ultima defesa ter sido com o jogo parado, é sem duvida uma defesa digna do Santo Preud'homme. Só espero que ele não tenha de vir a mostrar tanto serviço como o belga, pois isso era sinal que andávamos a dar demasiadas abébias.

André Almeida - cumpriu. Não é tão exuberante como Maxi a atacar, mas defensivamente não se perdeu tanto como o uruguaio nos últimos tempos.

Jardel - vai mostrando serviço. Mais um ou dois cortes providenciais já dentro da área, lembrando os detractores de que o autogolo na Rússia foi um acidente que pode acontecer a qualquer um e que não o afectou. Provou claramente ter qualidade para ser o 3º central do plantel.

Garay - raramente erra. Um senhor central. Que fique por muitos anos.

Melgarejo - razoável. Dois ou três lances em que foi ultrapassado. Ofensivamente esteve razoável (os centros têm de sair melhor).

Matic - o balanceamento ofensivo da equipa por vezes pode trazer dissabores a quem tem de cobrir um espaço tão grande de terreno. Sem o Enzo a fazer o primeiro tampão e tendo um Bruno César à sua frente as coisas têm tendência para tornarem-se mais difíceis. Muita luta, muita entrega e mais um jogo muito bom.

Enzo - pouco tempo em campo. Estava a fazer mais um jogo à imagem do que tem vindo a fazer. Pena a lesão.

Salvio - precisa urgentemente de descanso. Pareceu faltar-lhe frescura para fazer as suas arrancadas.

Ola John - parece entrar sempre encolhido, como se estivesse com medo de alguma coisa. Depois a coisa vai engrenando aos poucos e consegue ser dos que mais dores de cabeça dá aos adversários. Além dos desequilíbrios que vai criando na linha, mostra uma qualidade de passe e visão de jogo excelentes. Acardito que tem mesmo um brilhante futuro.

Lima - não se viu muito, normalmente decidiu de forma errada preferindo rematar em duas ocasiões que talvez fosse melhor o passe para Salvio, mas os avançados são um pouco egoístas por natureza. Fez o golo decisivo e por isso merece um beijo da Leonor Pinhão.

Cardozo - está um "mouro de trabalho" que só visto. Excelente exibição que merecia pelo menos um golinho. Paciência, fica para outro jogo em que faça falta.

Bruno César - começa a dar pena vê-lo em campo. É certo que lutou, mas chega sempre atrasado aos lances, demora uma eternidade a decidir o que fazer com a bola... continuo a dizer: precisa de 2 ou 3 semanas de banco, muito trabalho físico e de ginásio para chegar a um ritmo mais elevado que neste momento a picanha não permite. O meio campo ressentiu-se e muito, com a sua entrada para o lugar do Enzo.

Gaitan - meia hora em campo em que andou algo apagado. Fez trabalho defensivo aceitável, mas espera-se sempre mais dele em termos ofensivos e ontem apenas se mostrou duas vezes, em meia hora. Razoável.

Miguel Vitor - a substituição foi bem feita. André Almeida tinha amarelo e o Rio Ave apostou as fichas naquele flanco. Num dia normal acredito que Miguel Vitor tivesse dado melhor conta do recado, mas a cosias começaram logo mal: na primeira "intervenção" escorregou e deixou uma autoestrada aberta. Pareceu acusar um pouco o toque e as coisas não lhe saíram muito bem, a partir daí. Ao contrario de alguns, tenho a certeza que ele sabe fazer melhor, teve apenas uma entrada azarada num dia menos bom.


Três pontos que podem ser muito importantes. Tinha algum receio desta deslocação. Felizmente as coisas correram bem, até porque campeões também se fazem destes jogos complicados em que o importante é mesmo vencer, nem que por meio a zero, como dizia o outro.

8 de novembro de 2012

Notas rápidas do jogo contra os russos

- Andaram por aí a dizer que o gajo era lagarto desde pequeno. A mim tinham-me dito que, nos tempos de escola, o gajo era benfiquista dos sete costados... se havia duvidas, aí está: André Almeida jogou praticamente o jogo todo com um "olho à Benfica".

- Quando as coisas tinham tudo para se complicar, o central da equipa moscovita foi expulso, fazendo com que o Benfica apenas jogasse 3 minutos em inferioridade numérica - o tempo que tinha passado desde a entrada em campo do Bruno Cesar (a sério, o gordo precisa de umas 3 ou 4 semanas sem entrar em campo, para a malta se esquecer de quão mal ele anda a jogar... e que ele se esqueça também).

7 de novembro de 2012

Teste à idade

Eu ainda sou do tempo em que, cá no burgo, KV Mechelen dizia-se "máline" e - fiquei agora a saber - na realidade escrevia-se Malinois e deveria dizer-se "málinuá". Assim se vê quem anda nestas coisas dos futebois há umas semanas ou há umas décadas...

E penitencio-me, porque já deveria saber isto desde os tempos em que tivemos cá o Santo Preud'homme, mas é verdade que foi preciso aparecer este Franky Vercátenrinho nos verdinhos para eu reparar nestas coisas.

Outra curiosidade: o nome completo do KV Mechelen é Yellow Red Koninklijke Voetbalclub Mechelen.


Isto tudo para dizer que, aparentemente, Jójus prepara-se para meter o Cardozo no banco, contra os russios. Damn!
Esperemos que, mesmo assim, corra bem.