3 de março de 2014

Segundo terço do campeonato (ainda sem conotação religiosa, mas já com alguma crença mais notória)

Com um atraso de uma semana, cá vai disto, para continuar o que tinha começado aqui.
Resumo do que me foi possível ver, com o mínimo de influencia (que foi possível) das palas vermelhas que me toldam alguma razão, de tempos a tempos. É natural que alguns não concordem com tudo, há outros que vão dizer que houve lançamentos laterais mal ajuizados por árbitros e que deram em golo directo sem tocar em ninguém e que deviam ter sido anulados, blá, blá, blá e etc e tal. Mas todos sabemos que o futebol é uma ciência quase tão inexacta como a matemática ou a masculinidade do Serginho (o que apresentava cenas da TV).



--- jornada 11 ---
 Rio Ave 1 - 3 Benfica
o lance que causa polémica é o livre que dá o segundo golo ao Benfica. há uma falta sobre Gaitan, a bola segue para Matic que não consegue dar seguimento ao lance, caindo em seguida sem falta. é assinalada falta, entre os dois locais, separados por 2 ou 3 metros de distancia, sendo a segunda (inexistente) mais próxima da área. do livre, Lima coloca a bola na gaveta, sem hipótese para o GR. Mais tarde, o segundo amarelo a Wakaso pareceu-me bem mostrado.
Académica 1 - 0 Porto
Penalty ao primeiro minuto por assinalar contra o Porto por falta de Josué sobre Ivanildo. Penalty mal assinalado a favor do Porto que Danilo falhou. Erros gritantes para o mesmo lado, mas que acabou por não ter influencia no resultado.
Sporting 4 - 0 Paços de Ferreira
jogo sem história e acho que sem casos.

--- jornada 12 ---
Benfica 2 - 2 Arouca
arbitro Rui Costa com criterio gritante, a favor dos visitantes: defesas arouquenses a empoleirarem-se constantemente em jogadores do Benfica, não assinalava nada, qualquer sopro de um jogador do Benfica em direcção dos outros era logo assinalada falta. Fica um penalty por assinalar a favor do Benfica quando Bruno Amaro, depois de ter saltado com o braço em cima do Lima(?) e ter tocado inadvertidamente com o braço nela, volta novamente a tocar com o braço desviando-a, dentro da area. Penalty que dá o 2º golo do Benfica e empate a dois era dificil de ajuizar, mas existe toque no Sulejmani, quando este puxa a perna atrás para rematar o defesa inadvertidamente prende ao de leve o pé do servio, impedindo-o de fazer o remate.
Porto 2 - 0 Braga
Pouco ou nada a assinalar, que me lembre.
Gil Vicente 0 - 2 Sporting
Não dei por haver erros de maior. Jogador gilista é bem expulso por entrada violenta sobre William Carvalho.

--- jornada 13 ---
Olhanense 2 - 3 Benfica
depois de dois foras de jogo mal tirados em jogadas que deixavam jogadores do Benfica isolados, o primeiro golo benfiquista, por Lima é em ligeiro fora de jogo que fica por assinalar. depois houve ainda mais um fora de jogo mal tirado por suposto fora de jogo de Rodrigo que endossava a bola para Gaitan encostar para a baliza. muitos erros a penalizarem o Benfica, mas depois um a beneficiar, e é a esse que alguns adeptos de outras cores vão-se agarrar.
Rio Ave 1 - 3 Porto
pareceu-me não existir a falta que dá origem ao primeiro golo portista, mas não tenho como confirmar. o golo do 2-1 é num fora de jogo milimetrico muito dificil de ver, aceita-se a decisão de validar a jogada.
Sporting 3 - 0 Belenenses
penalty ridículo a dar o 1-0 aos verdes, transforma um encosto de ombro fora da área e a caminha para fora do campo numa falta dentro da área. mais tarde há um puxão ao Montero dentro da area que ficou por assinalar - jogada que provavelmente não existiria se o penalty anterior não tivesse sido mal assinalado. erro gritante com influencia no decorrer do jogo.

--- jornada 14 ---
Setubal 0 - 2 Benfica
jogo muito agressivo dos setubalenses com alguma complacência do arbitro. vermelho perdoado a meio da primeira parte a um defesa setubalense por pisadela nas costa a Gaitan, quando este estava caído com falta já assinalada. penalty do 2-0 bem assinalado, setubalense salta com o braço no ar por cima da cabeça, cortando cabeçada de Matic (Lima?).
Porto 5 - 0 Olhanense
jogo sem grande história. olhanenses conseguiram acabar o jogo com 7 faltas cometidas (menos de um terço das que fizeram contra o Benfica, na jornada anterior).
Sporting 0 - 0 Nacional
jogo duro na primeira parte, pricipalmente por parte do Nacional.golo de cabeça mal anulado a Slimani, não me parece que o toque nas costas do defesa fosse suficiente para falta nem aquele aparato. amarelo a Montero em entrada violenta de carrinho (quase identica à que valeu o vermelho a Peks no Gil - Sporting) podia ter sido vermelho e aos 86 minutos o mesmo Montero tenta enganar o arbitro jogando a mão deliberadamente a um cruzamento de Wilson Eduardo. atitude grosseira do colombiano que deveria ter valido o segundo amarelo, arbitro não marcou a falta.
--- jornada 15 ---
Estoril 0 - 0 Sporting
jogo equilibrado, não reparei em erros de grande monta que tivessem desvirtuado o resultado final
Benfica 2 - 0 Porto
muitos erros por parte de Soares Dias. fiscais de linha a errarem 2 ou 3 vezes na primeira parte sempre em desfavor do Benfica (duas vezes no ataque, uma na defesa em remate de Jackson em fora de jogo que felizmente saiu ao lado). na segunda parte: penalty por assinalar por mão clara de Mangala nas barbas do arbitro (cartão de que côr? nem sei dizer, mas a bola parecia ir em direcção da baliza); amarelo a Jackson por empurrão claro a Maxi com o jogo parado (em Braga já vi Javi Garcia ser expulso por menos); Soares Dias corta lance em que Jackson ficava isolado, para assinalar falta contra o Benfica (Danilo vê amarelo nos protestos); lance duvidoso entre Garay e Quaresma dentro da area benfiquista; Danilo vê segundo amarelo e é expulso por mergulhar na area (há um muito ligeiro encosto de ombro e o lateral mergulha), podia ter ficado no bolso este amarelo; Josué quase parte a perna a Siqueira, nem amarelo vê. Muitos erros para os dois lados, num jogo que se foi tornando dificil de arbitrar também por culpa do arbitro.

--- jornada 16 ---
Arouca 1 - 2 Sporting
relvado muito encharcado, jogo equilibrado. segundo amarelo ao lateral esquerdo do Arouca é hilariante. um ou dois minutos depois Rojo também vê segundo amarelo num lance que parece um bocado forçado. resultado podia ter caído para qualquer um dos lados e não me parece que tenha havido influencia directa do arbitro.
Benfica 2 - 0 Maritimo
jogo calmo do Benfica, com o dominio praticamente constante do jogo. segundo golo é em claro fora de jogo de Rodrigo na primeira parte, já na segunda penalty por assinalar sobre Markovic valendo-lhe amarelo por suposta simulação. bastantes erros menores do arbitro, quase sempre contra o Benfica (lançamentos, cantos, faltinhas), principalmente na segunda parte
Porto 3 - 0 Setubal
não vi nada. pelo que tenho visto pela net, não terá havido nenhum caso a reportar que tenha tido influencia no desfecho do jogo.

--- jornada 17 ---
Maritimo 1 - 0 Porto
jogo decidido num penalty que não me parece que deixem muitas duvidas, Danilo Pereira toca a bola e Danilo (portista) chuta na perna do maritimista quando a bola já lá não estava. Não acompanhei o jogo para falar sobre outros lances, pareceu-me que o Maritimo conseguiu controlar o ímpeto ofensivo do Porto com certa tranquilidade
Gil Vicente 1 - 1 Benfica
golo benfiquista de penalty claro sobre Gaitan, que é pontapeado nas costas. cartões ao Siqueira bem mostrados, no entanto, num jogo em que aos 60 minutos uma equipa já leva quase 30 faltas assinaladas contra e tem apenas 2 ou 3 amarelos, algo não está certo - nesse aspecto, Halisson deve ter feito uma dezena de faltas e mesmo com amarelo desde os 22min continuou com a sua "labuta". o segundo penalty a favor do Benfica deixa muitas duvidas, não se consegue perceber bem se Luis Martins atropela Djuricic ou tinha posição ganha e o sérvio tenta aproveitar o contacto. Cardozo falhou, portanto, caso tenha havido erro foi sem consequências para o resultado final.
Sporting 0 - 0 Académica
eventual penalty de Adrien sobre Fernando Alexandre a acabar a primeira parte. penalty por mão de Halliche na segunda parte. William Carvalho vê amarelo aos 91min que o tira do derby da semana seguinte, mas fico com a sensação que foi bem mostrado: corta um contra-ataque academista, dando um valente encontrão no adversário, sem qualquer intenção de jogar a bola.

--- jornada 18 ---
Porto 3 - 0 Paços de Ferreira
vi apenas os primeiros 30 minutos. lance duvidoso na area pacense, com Quaresma a tentar jogar de cabeça um cruzamento de livre lateral, não chega a tocar na bola e esta vai embater no braço de um defesa que se encontra mesmo atrás dele, sem tempo de reacção. primeiro golo num penalty muito discutivel, onde um corte de um defesa vai embater no braço de outro. não tinha o braço encostado ao corpo, mas não me parece haver a minima intenção de jogar com o braço e a bola nem ia perto da direcção da baliza. como disse, no minimo muito discutivel. não tenho conhecimento de mais jogadas polémicas. restantes dois golos já nos ultimos minutos.
Benfica 2 - 0 Sporting
jogo sem casos, completamente dominado pelo Benfica em que o resultado até fica escasso, tal a diferença de forças em jogo.

--- jornada 19 ---
Paços de Ferreira 0 - 2 Benfica
Jogo sem grandes casos de monta. central pacense poderia ter visto segundo amarelo aos 43 minutos. Benfica a controlar sempre o jogo e a marcar duas vezes na segunda parte em jogadas sem polemica possivel.
Sporting 1 - 0 Olhanense
jogo sem casos que adulterassem o desfecho da partida. golo que terá sido mal anulado ao Sporting, quando já havia 1-0. o jogador do Sporting que cabeceia não está em fora de jogo, ao contrario de outros 3 (ou quatro?) que se encontravam dentro da area. pode-se argumentar que um deles estaria perto da area de acção do que cabeceia para a baliza, mas se fosse eu não anularia a jogada
Gil Vicente 1 - 2 Porto
não vi praticamente nada do jogo. não encontrei na CS e nos blogs qualquer referencia a erros claros que tivessem alterado o rumo dos acontecimentos.

--- jornada 20 ---
Benfica 1 - 0 Guimarães
o golo (magnifico) de Markovic deixou duvidas, em velocidade real, mas em camara lenta é possivel verificar que não estava em fora de jogo. bem o arbitro assistente. sem demais casos. resultado certo para o que se passou.
Rio Ave 1 - 2 Sporting
jogo sem casos. Rio Ave adianta-se em auto-golo de Mauricio e Sporting ocnsegue dar a volta, num jogo em que Rio Ave esteve superior na primeira parte e o Sporting mandou, na segunda.
Porto 0 - 1 Estoril
golo de penalty que não deixa duvidas, bem como a expulsão de Mangala na mesma jogada. sem mais casos. Porto mais pressionante, Estoril a aguentar bem defensivamente e a tentar sair em contra-ataque, raramente com muito sucesso.


 Repito o mesmo com que acabei o post sobre o primeiro terço de campeonato:
"Quem quiser debater estas coisas, esteja à vontade. Se apresentar imagens de video, melhor ainda, sempre tem mais credibilidade que este texto todo. :) "

Provavelmente já deve haver muita malta (prái 0,23 dos 4 leitores do blog) a espumar da boca, por eu não ter falado do Belenenses - Benfica. Tenham calma, que isso está guardado para o resumo do ultimo terço do campeonato (se eu tiver paciência para continuar a fazer isto todas as semanas).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial