25 de novembro de 2013

Um terço (em termos matematicos, não religiosos)

Decorrido um terço do campeonato e a coisa ameaça vir a ser interessante até à prima Vera.
Deixo um resumo daquilo que me foi possível ver, nos jogos dos três estarolas, e outras coisas que fui lendo por aí (jornais, blogs de várias cores). Talvez com as lentes um pouco vermelhas, mas a tentar ser isento o máximo possível (só para verem como me esforcei, até chamo os outros estarolas pelo nome que são conhecidos na por aí, não pelo que lhes chamo normalmente neste blog!!)


--- jornada 1 ---
 Maritimo 2 - 1 Benfica
não vi. fala-se de penalty por assinalar sobre Lima, mesmo no fim.
Setubal 1 - 2 Porto
com os setubalenses a ganhar, penalty inexistente a favor do porto. depois, josué e ksiekzec embrulham-se dentro da baliza, josué dá cotovelada e empurra Ksiekzec, este responde com cabeçada, vermelho para o polaco, amarelo para o portista
Sporting 5 - 1 Arouca
não vi, não terá havido grandes casos. houve um penalty quanto a mim mal assinalado mas que, com ou sem erro, não influencia resultado

--- jornada 2 ---
Benfica 2 - 1 Gil Vicente
nada a assinalar, jogo sem casos, Benfica dá a volta aos 92 e 93 minutos.
Porto 3 - 0 Maritimo
3º golo de penalty fora da area. defesa mete o pé bem no chão, fora da area, adversario cai dentro da mesma, penalty mal assinalado sem influencia no resultado
Academica 0 - 4 Sporting
primeiro golo fifias da defesa, 2º golo com fora de jogo do Montero que vai tocar na bola antes do remate de Rojo, 3º e 4º golos de penalty (1º duvidoso, 2º não vi)

--- jornada 3 ---
Sporting 1 - 1 Benfica
golo do Sporting precedido de fora de jogo, reclamam vermelho a Maxi mas amarelo é bem mostrado, penalty por assinalar de Mauricio encavalitado sobre Cardozo aos 83min
Paços de Ferreira 0 - 1 Porto
não vi, fala-se de empurrão de Jackson Martinez para ganhar espaço na jogada do golo
*nota - os dois centrais do Gil foram expulsos nesta jornada. defrontam o Porto na próxima jornada

--- jornada 4 ---
Benfica 3 - 1 Paços de Ferreira
 sem casos
Porto 2 - 0 Gil Vicente
jogo em que Gil tinha os dois centrais expulsos no jogo anterior, aparentemente sem casos de maior para além disso
Olhanense 0 - 2 Sporting
primeiro golo mais um fora de jogo de Montero, marcador do mesmo, com influencia no jogo. vermelho directo por mostrar a jogador do Olhanense, posterior ao 2-0, sem influencia.
*nota - dois jogadores do Estoril foram expulsos por Capela. defrontam o Porto na próxima jornada

--- jornada 5 ---
Guimarães 0 - 1 Benfica
fosse o Maxi a fazer aquela entrada de pé em frente, ao minuto e meio, e havia milhões a chorarem por um vermelho directo. como foi o André André ninguém falou disso. falam de segundo amarelo por mostrar ao Siqueira, mas pelo critério do jogo, não me pareceu nada escandaloso não tê-lo visto. penalty do tamanho do mundo por assinalar em falta sobre Lima, aproximadamente aos 68 minutos.
Estoril 2 - 2 Porto
não vi nada do jogo. fala-se de vermelho por mostrar ao Otamendi por volta dos 15 minutos, penalty contra o Porto terá sido mão fora da area.
Sporting 1 - 1 Rio Ave
não vi quase nada. verdes queixam-se de um penalty por mão na bola, já com o 1-1 feito

--- jornada 6 ---
Porto 1 - 0 Guimarães
Penalty inexistente deu o unico golo do jogo, com Quintero a atirar-se para cima do defesa vimaranense e o amigo Proença a assinalar a grande penalidade (possível indicação do "assistente"). Erro grosseiro com influencia no resultado.
Benfica 1 - 1 Belenenses
Golo do empate para o Belenenses com Freddy em evidente fora de jogo, quando tenta tocar na bola com a cabeça, a meio metro de Artur. Possível penalty sobre Cardozo, ao ser puxado pelo braço, dentro da área, num lance de bola pelo ar. Erro clamoroso (golo azul) com influencia no resultado.
Braga 1 - 2 Sporting
não vi, vermelho ao central bracarense terá sido bem mostrado e não terão havido erros com influencia directa no resultado.

--- jornada 7 ---
Sporting 4 - 0 Setubal
não vi. fico com a ideia que o jogo não teve grande história depois da oferta do lateral esquerdo do setubal, ao isolar Montero. Sem casos, segundo consta.
Arouca 1 - 3 Porto
primeiro golo sem casos. choque entre Helton e avançado do Arouca fora da area, dificil dizer se há sequer falta de quem quer que seja, aceita-se não ter sido assinalado nada. fala-se em falta violenta de Mangala em que o amarelo que viu terá sido uma benesse - não vi o lance.
Estoril 1 - 2 Benfica
o lance do penalty deixa algumas dúvidas e é a tal questão de como se lê a regra, não há intencionalidade mas a bola ficava numa situação de muito perigo a favor do Benfica. o penalty foi falhado por Lima, não tendo influencia no resultado (visto que não houve expulsão no lance). o segundo amarelo ao jogador estorilista é bem mostrado, o primeiro não vi, portanto não sei se foi bem ou mal. parece-me que os casos do jogos foram bem decididos

--- jornada 8 ---
Benfica 2 - 0 Nacional
sem grande história nem casos de monta. golos de Siqueira e Cardozo, no inicio de cada parte. tranquilo
Porto 3 -1 Sporting
primeiro golo portista num penalty evidente de Mauricio sobre Varela. alguma facilidade em marcar faltas a favor dos da casa, em contraposição com o oposto, mas sem erros demasiado gritantes, apesar de nos primeiros 15 minutos o campo parecer um bocado inclinado.

--- jornada 9 ---
Academica 0 - 3 Benfica
jogo sem casos, calmo e controlado pelo Benfica. nada a assinalar.
Belenenses 1 - 1 Porto
aos 18 minutos Otamendi salta com o braço bem apoiado no avançado dentro da area. o arbitro, de frente para o lance e sem ninguém a perturbar a visão, nada assinala. aos 93 minutos Sturgeon arranca antes do meio campo e isolava-se frente a Helton e é assinalado fora de jogo.
Sporting 3 - 2 Maritimo
a mão no livre do primeiro golo é discutivel, o passe é feito um pouco em cima de Rojo, que levanta o braço de forma "pouco natural". no penalty do maritimo parece-me haver um toque ligeiro, apesar de involuntário, do defesa verde, fica a duvida se foi dentro ou fora da area. no penalty do sporting, não consegui ver se há mesmo empurrão, vê-se a mão do defesa encostada nas costas do Montero mas não me deu a sensação que fosse empurrado.

--- jornada 10 ---
Benfica 1 - 0 Braga
jogo sem casos. exibição fraca do Benfica, com superioridade na posse de bola, mas sem criar grandes sobressaltos. Braga manda duas aos postes (primeiro com ligeiro desvio de Artur).
Porto 1 -1 Nacional
azulibrancos reclamam penalty num lance em que o remate bate no ombro de um defesa encolhido (se não se encolhesse a bola acertava-lhe sempre, fosse no peito ou nos queixos) arbitro fez bem em mandar seguir.
Guimarães 0 - 1 Sporting
jogo repartido, com ligeiro ascendente do Sporting. Sem casos de que me tenha apercebido, golo sportinguista é apontado quase em cima da hora.


Quem quiser debater estas coisas, esteja à vontade. Se apresentar imagens de video, melhor ainda, sempre tem mais credibilidade que este texto todo. :)

20 de novembro de 2013

Alguns apontamentos desinteressantes

Ponto prévio: a minha azia não tem nada a ver com futebol. Tem a ver com o jantar de ontem, que estava demasiado condimentado...

1. parece que há malta que não percebe que se pode puxar pela selecção de Port... Jorge Mendes e ao mesmo tempo achar que Messi, quando em forma, é o melhor futebolista;
2. parece que há pessoal que não percebe que se pode achar que um jogador é o melhor do mundo, mas que de momento se diga que seja outro porque está efectivamente melhor;
3. parece que há gentinha que acha uma cena do outro mundo correr desenfreadamente com a bola e rematar certeiro só com o GR adversário pela frente, três vezes (já o tinha dito e volto a dizer, porque acho que é mesmo verdade - no mundo do futebol o azeit... Crisnaldo é o atleta mais completo, quanto a futebolista a coisa já é menos clara, como já deve ter dado a entender);
4. parece que há pessoas que passam horas e horas a chorar para que toda a gente tenha a mesma opinião sobre um jogador e depois passem o tempo a chamar pelo Lucho Gonzalez (esse sim, "El Comandante" desde há muito tempo).
5. se há duvidas que este país é de um povo virado para a doença clubistica e não para a equipa nacion... de Jorge Mendes, quando se trata do regresso dos clubes a casa depois de uma vitoria épica, há sempre centenas de adeptos à espera no aeroporto. No regresso destes gajos havia "dezenas", segundo os jornalecos. E eu arrisco a acrescentar que a maioria eram familiares...



Entretanto, A Bola online (que é a única que ainda abro de vez em quando) dá um festival de porcaria, a ajudar ao nojo que já sinto pela comunicação social portuguesa, do qual - pensava eu - o relato do golo da Antena 1, no primeiro jogo com a Suécia, fosse o expoente máximo de mau profissionalismo... mas parece que não.

O título "Blatter exulta com apuramento da França" mostra claramente ao que esta gentalha anda. Blatter deu os parabéns a todas as selecções que se apuraram, referiu o caso da França apenas por ser a primeira vez que se dá uma reviravolta de 2-0 para 3-2 em play-offs destes, e o palhaço jornaleiro diz que Blatter exultou com a França...? Na noticia em que ele diz "Fantastica exibição de Ronaldo" não dizes que exultou?
Outro título, logo abaixo, diz "Benzema em fora-de-jogo, França no Mundial", com video. É verdade que foi em fora-de-jogo e não ponho isso em causa (apesar da dificuldade do assistente ver bem a jogada, pois o Valbuena(?) estava completamente tapado por um defesa, no momento em que dá o ultimo toque para a bola ir parar ao Benzema). Mas onde está o video noutra noticia, ou pelo menos uma referencia no texto deste mesmo video, acerca do golo mal anulado ao mesmo Benzema, minutos antes?

Não há pachorra para a nojeira instalada nos jornalecos nacionais!


Já o disse e volto a dizer: foi com grande tristeza que vi o Ibra-emo-viste não varrer nenhum central adversário, ontem... principalmente quando já estava tudo decidido.

19 de novembro de 2013

A fazer de contas que sou entendedor de cenas sem alcool (e nem isso)

Ainda não percebi muito bem como funciona esta cena das cunhas para a Bola d’Ouro mas, se eu fosse capitão ou seleccionador de uma selecção, já tinha bem decidido em quem votar.

Vamos por partes porque, como disse ali em cima, faço um bocado de confusão sobre o que está a ser votado. Não, não estou a falar de quem marca mais golos, quem ganha mais títulos, quem desequilibra mais os jogos a favor da sua equipa, etc… essa parte sei, é para premiar O MELHOR, ou seja, no conjunto de todas as coisas que nomeia na frase anterior (e desenganem-se, porque “nacionalidade” não é uma delas).

A dúvida que tenho é se este prémio deve ser referente à época 2012/13 ou se ao ano de 2013.
Se for em relação à época 2012/13 votaria:
1º Frango Ribeirinho (Bayern Monchique)
2º Mini-Messias (Bréceslonda)
3º Crisnaldo (Real Merdrid)

Votava assim por causa da estrondosa época dos alemânicos, cujo expoente máximo foi aquele jogador (muito bem secundado pelo Róbem). Coloco Messi à frente do Crisnaldo porque naquela época esteve realmente um pouco acima do azeit… madeirense.

Se for em relação ao ano de 2013 votaria:
1º Crisnaldo
2º Mini-Messias
3º Frango Ribeirinho

Porquê? Porque o azeit… madeirense subiu um pouco mais a fasquia, neste início de época, o pulga tem andado um pouco mais ausente devido aos problemas físicos e o francófono… não tenho acompanhado muito o início de época deles (apesar de saber como andam) e ainda pesou muito a época que findou este verão. Este 3º lugar podia ainda pertencer ao Nem-Mar, ao not-Christian Bale ou mesmo ao Ibra-Emo-Vistes.


Esta ainda é capaz de ser a maior diferença entre eu (um adepto confesso do futebol do Mini-Messias) e as ronaldettes: eu sou capaz de admitir que o azeit… madeirense possa, em determinadas alturas, ser melhor que o pulga. As ronaldettes nunca admitiriam o inverso…

13 de novembro de 2013

Na tém àvonde, ainda?


Quem me conhece já sabe que faço uma clara distinção entre benfiquistas e lampiões, entre sportinguistas e lagartos e entre portistas e andrades.

Poucas vezes tenho pachorra para aturar os “espécimes mais radicais” (gosto mais de utilizar o termo condescendentó-ternurento “estúpidos”) mas desta vez os lagartos – não confundir com sportinguistas - estão-se a esticar para além do suportável.


É quarta-feira! E continuam a exibir cegueira e clubite por tudo o que é site. Já tiveram mais que oportunidades de ver que afinal a conversa dos “dois penalties e um fora de jogo” não é tão evidente como isso, já foram desmontados todos os erros para os dois lados, do jogo de sábado… e a choradeira não para.

Tudo bem que foi o cenário que a SportTV montou (e outra coisa era de esperar?), o do benefício claro, inequívoco e escandaloso do Benfica. Mas metade dessa prosa já foi desmentida com imagens também elas claras e inequívocas (mas não graças à cadeia de televisão do Oliveirinha).

É que se querem continuar a falar dos erros desse jogo, pelo menos falem de todos os erros!


É quarta-feira! Não acham que já chega? Verdade que a doença lhes corre no sangue e na amostra de cérebro mas… não devia haver um limite à estupidez? (desta vez foi dos lagartos, na próxima é dos lampiões… dos andrades é todas as semanas, por isso á nem vou por aí).

11 de novembro de 2013

Derb qué derb (e vice-versa e da frente para trás)

Ca ganda jogo, este sábado.
E compreendo algumas das queixas (as fundamentadas, não as choradeiras) dos sportinguistas. Se fosse ao contrário também estaria chateado por não ter sido assinalado aquele penalty do André Almeida, aos 114 minutos. E durante a noite de sábado também me queixaria do 3º golo do Cardozo por ter meia coxa fora de jogo, mas acredito que era gajo para dizer (tal como fiz aquando do golo do Montero em Alvalade) “é fora de jogo, pá. Ok, era complicado de assinalar, mas o fora de jogo existe”.
É verdade, eu admito que o árbitro errou nesses dois lances, a favor do meu clube.
Ficou efectivamente o penalty do André Almeida por assinalar, tal como o Cardozo tinha meia coxa fora de jogo, no terceiro golo.
Seria hipócrita da minha parte não o fazer e, se quero ter moral no futuro para me queixar quando for prejudicado, tenho de admitir os lances em que sou beneficiado. Seria hipócrita, por exemplo, ser beneficiado num jogo e no final vir dizer que não se deve falar da arbitragem, para no jogo seguinte sentir-me prejudicado e desatar a desancar nos árbitros como se não houvesse amanhã… assim ao estilo do que o Leopardo Jasmim, treinador dos verdibrancos, fez. Ou como o Jójus faz também, amiúde.
Mas, e é um grande "mas" (ok, esta frase em inglês tem mais piada: “butt, and it’s a damn huge butt you got there, girl…”), houve mais erros e não foram sempre para o mesmo lado!

E, como era de esperar, é ver pela blogosfera fora (e comunicação pouco social) toda a gente passar a pente fino os lances do jogo, falando com uma suposta superioridade moral que não lhes assiste.
Vejo benfiquistas, a falarem sobre o 3º do Cardozo, a agarrarem-se ao argumento que os sportinguistas usaram para “legalizar” o golo do Montero, em Alvalade. E quando leio “não há fora de jogo porque a bola foi passada para trás e quando a bola vai de frente para trás nunca pode ser fora de jogo” (e isto já sou eu a corrigir eventuais erros o ortográficos) só me resta jogar as mãos à cabeça, em quasi-desespero, a pensar… como é possível esta gente passar horas e horas diárias em discussões vazias pela blogosfera futebolística, e nem saberem a porra da lei do fora de jogo?
Chega-se à segunda feira e já há dezenas de gif’s e jpg’s com os lances que tanto se falou no sábado à noite (por entre o álcool e outras substancias ainda mais legais – “qui légau, cara”) e mais alguns lances que ninguém sequer tinha vislumbrado nessa noite: já há imagens de pés em fora de jogo; já se discute pés em riste imediatamente anteriores a um eventual penalty que também teria ficado por assinalar mas que afinal já deixou de ser por causa desse pé em riste; já há foras de jogo mal tirados; já há amarelos que deviam ser vermelhos porque… sim; já há amarelos que não se mostraram e que fariam jogadores serem expulsos mais cedo do que realmente foram… bem, é uma lista muito longa.

No meio disto tudo, da malta que já não sabe apreciar um jogo de futebol (e por vezes faço parte desse grupo) e limita-se a contar erros para um lado e não para o outro, fica uma coisa para a história e que provavelmente não saberemos apreciar como as gerações futuras, as que ainda estão para vir, o farão:

- que grande jogo que foi destas duas grandes equipa, digno de figurar nos capítulos d’O DERBY de Portugal.