16 de agosto de 2013

Let the show begin

Pior que os adversários externos serão sempre os internos, autênticos cavalos de Troia minando aos poucos o terreno que outros tentam construir, à espera do momento mais oportuno para uma insídia que só trará, nestas alturas, o favorecimento e fortalecimento dos adversários externos - por oposição e consequência do enfraquecimento que tentam semear no seio do seu próprio clube.

Vai-se dividindo os adeptos em trincheiras argumentativas, vai-se rotulando uns e outros, com ou sem razão. Todos "benfiquistas", uns a querer serem mais que outros, uns a acusarem outros de serem menos que eles. Vou tentando assistir de fora, sem intervir demasiado, para não me confundirem com nenhum dos movimentos propagandistas, que os há dos dois lados.

E - no meios disto tudo que foi esta silly, silly season - já não tenho dúvidas nenhumas de que há alguns "benfiquistas" que vão ficar contentes se o Benfica perder nas primeiras jornadas, para poderem dar largas aos seus ódios pessoais. O grau de benfiquismo talvez seja o mesmo mas outro tipo de valores parecem sobrepor-se.

Eu não tenho ódios por ninguém que defenda o meu clube na medida em que pode e sabe, nem estou a torcer para perder só para ter essa alegria, demonstrativa de grande caracter (ou não), de despedir este ou aquele.
Eu vou estar no meu cantinho, preferencialmente de mini na mão, incondicionalmente a torcer pelas vitórias do meu Benfica.

Chefe, é mais uma rodada para este canto, fáxavôr.
A época começa agora.

9 de agosto de 2013

Se dizem “de bestial a besta”, também se pode dizer “de festival a festa”?



Como as coisas mudam em poucos dias.
O caso do Fariña, por exemplo. Num dia aterra em Lisboa e é “mais um gajo estrangeiro que não faz falta nenhuma”.
Em duas semanas de treinos e uns poucos minutos de jogo amigável depois é emprestado e, de um momento para o outro, torna-se como que por magia em “o gajo que nos vai fazer mais falta e já perdemos tudo agora que ele foi embora”.

Mais um episódio da novela “a silly season na blogosfera benfiquista foi tomada de uma bipolaridade que extravasa os limites do Universo que conhecemos”. Este ano esta novela está em grande.

Eu não acho que esta noticia seja o início do apocalipse. Mas más noticias também as temos. A saída definitiva do Miguel Rosa. Tendo em conta tudo o que mostrou, merecia a integração no plantel. Não sei bem em que posição. Tenho sérias dúvidas que ele fosse o 8 com nível de trabalho defensivo que precisamos, naquele meio campo, e nunca seria primeira opção tão cedo…. Digo eu. Mas é pena vê-lo sair sem lhe ser dada uma oportunidade no plantel principal.

Mas também há boas notícias. Pelo menos duas!

- Roderick terá saído a título definitivo. Peca por tardio, se me perguntarem. Na realidade penso que ele e o Yah Nick Chaló nem são jogadores de futebol, mas isso é a minha opinião.

-Cardozo foi reintegrado. Eu sou dos que têm a opinião de que aquilo que ele fez, apesar de condenável e de merecer castigo, não é obrigatoriamente irreversível. Sou da opinião de que, bem tratado o caso (como eventualmente terá corrido, e não pintado com as cores que toda a gente papou dos jornais) poderá não ter consequências muito nefastas no plantel. Mas isto sou eu que o digo, que andei uns anos a fazer parte de equipas de futebol e tenho uma ideia de como os balneários podem funcionar.
Já para não falar da enorme mais-valia em termos desportivos que é contar com Cardozo (mesmo que provavelmente sentado no banco durante dois meses a entrar nos últimos 15 minutos para decidir jogos).

5 de agosto de 2013

Importa é cortar na casaca (pós-jogo contra o João Paulo)

Isto a respeito de Cortez.

Há um mês que vejo malta a chamá-lo de flop e, pior ainda, de Emerson. Acho até que ele ainda nem jogava no Flamengo e já havia malta do Benfica a dizer "este lateral que vamos buscar daqui a uns anos é mesmo um flop".
O que importa, na realidade - uma realidade alimentada pela fantasia, claro está - é falar mal, e quem acha o contrario passa automaticamente a "seguidista" ou "vieirista" ou "carneirada". Parece ser isto, hoje em dia, o universo benfiquista dos dias que correm.
A cegueira fantasiosa é tal, na ânsia de falar mal, que se inventam erros que não existem, extrapolam-se outros que aconteceram 1 ou 2 vezes - tomando-os como habituais e reincidentes -  ou ignorando as correcções que já se fizeram, em relação aos 4 primeiros dias que passou com o plantel do Benfica.

Já vi malta a dizer que defende muito ao centro dando a linha ao adversário, para umas palavras depois se dizer que posiciona-se mal, muito junto à linha, para depois dizer que "não fecha ao meio quando a bola está no flanco oposto e assim liberta espaço para o extremo adversário" - por maior contra-senso que isso possa parecer (e é). Não se faz muito sentido quando se acusa alguém de defender muito ao centro para depois dizer que se defende muito à linha.

Nos últimos dois dias vi então uma enxurrada de dedos acusatórios benfiquistas, apontando ao lateral esquerdo a culpa dos dois golos sofridos contra o João Paulo (como parecia o Toni chamar aos brasileiros, nos comentários durante o jogo).
E não posso estar mais em desacordo. No primeiro golo, Cortez está colocado como lhe é obrigatório, posicionando-se de forma a tentar evitar um passe para as suas costas junto à linha lateral. A haver culpas, terão de ser imputadas a Garay, que foi comido em velocidade. Se Cortez tem o central atrás de si a tapar o avançado adversário, então o lateral deve fechar a linha - evitando que o tal avançado apareça na diagonal para centrar para uma area com os centrais desposicionados - e porque o passe mais central deverá estar tratado pelo Garay. É claro que o ideal era o passe nem sair, mas qual é o lateral que corta todo e qualquer passe adversário? Acho que muito benfiquista não quer um lateral esquerdo, quer antes um ser qualquer omnipresente que não existe no mundo real.

A atribuição de culpas ao Cortez no segundo golo é, então, prova cabal do que acabei de dizer. Dizem que Cortez já não devia estar ali, ignorando completamente que o gajo que marca o golo ESTÁ FORA-DE-JOGO. O erro não é do Cortez, é do fiscal de linha! É escusado dizerem que Cortez tem a culpa de "não ter saído mais cedo" se ele tinha saído o suficiente para o golo não ser validado.

Não digo que é o melhor lateral do mundo e arredores. Mas está longe de ser tão mau como dizem. E com o tempo, os treinos e o entrosamento com o colegas parece-me ter boas probabilidades de dar certo.

Há algum prémio que eu não conheça, para os benfiquistas que queimam jogadores seus logo na pré-época?