29 de julho de 2013

Futebol são 22 gajos a correr atrás de uma bola, e alguns conseguem acertar-lhe



Ainda não sei como é que o Nolito não é expulso neste lance.
Kelvin tenta uma, duas, três vezes acertar na "bola" e o raio do espanhol sempre a pôr as pernas à frente. No fim, Nolito prepara-se para dar um chega para lá no pobre brasileiro que apenas tentou "jogar a bola". O espanhol travou a acção, evitando atingir com violência o brasileiro, mas nota-se um excesso de agressividade que poderia por em causa a integridade física do pobre brasileiro que apenas tenta "jogar a bola".
Se fosse num jogo a doer - como os que o Benfica tem feito, com duas expulsões já no cartório - acredito que alguem teria visto o cartão vermelho e não me parece muito difícil perceber quem seria.

No entanto, nem um amarelinho se viu, neste lance.
Parece que futebol é isto.

Nolito, no fim, resume o futebol português:
"Hoje perdemos aqui no Porto com um golo em fora-de-jogo, e no final da partida o Kelvin pontapeou-me várias vezes e nem amarelo viu. Pelos vistos as coisas aqui em Portugal continuam na mesma!"

23 de julho de 2013

O ensaio sobre a vertigem




Seguir alguns recantos da blogosfera benfiquista, nas primeiras semanas da silly season, torna-se facilmente num exercício de auto-mutilação emocional.

Basta haver um jogador desconhecido - que tenha vindo dos escalões secundários do planeta futebolístico - que faça uma revienga ou marque um golo em que apenas precisou encostar a bola, ou faça um arranque em corrida… basta isto e há logo uma turba a gritar “Avé ao novo Eusébio”. De outro lado outra turba lamenta o aparecimento de um novo Yah Nick Chaló.

Basta haver um jogador que venha para lateral esquerdo – apesar de ter chegado dois dias antes – que faça uma finta, faça uma ida à linha com um cruzamento para dentro da área, seja comido em corrida (será por ter dois treinos em cima?), seja apanhado uma vez demasiado encostado à linha lateral… basta isto e logo se levantam as turbas nas sua dicotomia em direcção ao abismo auto-proclamado: temos lateral de fazer inveja ao Roberto Carlos; ou temos outro pior ainda que o Emerson.

Meio termos? Os únicos “meio termos” que esta gente parece conhecer é a garrafinha térmica do café, quando esta se encontra cheio/vazio até metade – isso sim, um meio termo.

O ano passado, aquando da venda de Witsel e Xavi Garcia, havia malta a jogar a toalha para dentro do ringue… à 3ª jornada. Este ano já vejo gente a ir pelo mesmo caminho: de um lado a euforia desmedida de quem vê mais do que aquilo que aconteceu; do outro, uma paixão pelo abismo numa vertigem derrotista que não lembra ao pior seguidor das leis de Murphy, alguém que também viu mais do que aquilo que aconteceu.
E meios-termos só mesmo naquelas garrafinhas térmicas de guardar o café no escritório. Bem sei, é um dos preços a pagar por haver tantos e tantos benfiquistas.

Mas a sério, este ensaio sobre a vertigem deixa-me deprimido com a net.

22 de julho de 2013

Ena!!


Tanta mensagem, tanta foto partilhada, tanto "TOMA!!" por essa internet fora... acredito que se eu morasse perto do Marquês teria ouvido barulhos de romaria e buzinadelas.

Até parece que ganharam o Torneio Guadiana.
Se calhar é melhor dar o parabéns, não vá alguém achar que não dou valor suficiente aos jogos de pré-época das equipas B. :)

18 de julho de 2013

Lisandro Ezequiel e Red John no mesmo texto

Já vi pelos "jornais desportivos" e em alguns blogs (Cabelo do Aimar no topo da lista) textos alusivos a alcunhas para os novos jogadores do Benfica.

Já tinha escrito algures, há algumas semanas por aqui, não sobre as alcunhas que seriam entregues a cada um, mas sobre como seria que o Jójus tentaria dizer os ditos nomes.

Devo dizer, e sem qualquer pejo, que o que me causa mais urticaria é mesmo o do jovem central argentino. Precisamente por ser homónimo de um simulador conterrâneo que, durante algum tempo, envergou a camisola presidiária do clube-de-dirigentes-assumidamente-corruptos. Sim, o tal que mergulhou perante a proximidade do Yebda e lá veio a proençada do costume, a dar o brinde aos azulibroncos.

Como tal, acho que era apenas de bom tom que o nosso jovem central exigisse ser tratado por Lisandro Ezequiel Lopez, ou Ezequiel Lopez ou então Lisandro Ezequiel - nome que, digamos a bem da verdade, lhe traria muitos proveitos como cançonetista por essas festas de emigrantes, a tocar o seu acordeão acompanhado das suas bailarinas: Yackina Djaló e Róderica.

Tal como fiz no Cabelo de Aimar, continuo a achar que qualquer referencia ao tal simulador deve ser liminarmente apagada da vida futebolistica desta nossa futura estrela, e como tal proponho que troque a alcunha que traz da Argentina, visto tratar-se também da mesma que o tal simulador usava e que vai acabar por "lichar" a vida deste futuro internacional argentino.
Como alternativas pode ser mesmo qualquer coisa, nem que seja Rebento de Soja ou, quiçá, Raminhos de Salsa. Qualquer coisa é melhor do que referencias ao simulador.

Mais uma ideia maravilhosa que me veio à mente prende-se com os trocadilhos que se fazem com certos nomes. No caso em particular, Ola John.
Tudo bem, o trocadilho Ola Gelado é evidente e muito bem feito mas... já pensaram o bem que fica um RED JOHN? (clara referencia à serie de televisão "O Mentalista", para quem não percebeu...)

9 de julho de 2013

Cá por mim, tudo bem

"é sempre bom ser associado a um clube como o Benfica", Hugo Almeida dix it.


Não vejo inconveniente nenhum desde que pague as quotas, como todos os outros sócios.

5 de julho de 2013

É belo...? Não sei

O Inter da Itália comprou o passe de um avançado francês ao Parma.

Chama-se Belfodil.



(pronto, o post é isto)

2 de julho de 2013

Roubarem-nos

Há praí "noticias" a circular que o clube-de-dirigentes-assumidamente-corruptos anda de olho no Jô, ponta na lança brasileiro que serviu para dar descanso ao Fred, agora na Taça das Complicações no Brasil.

Tendo em conta que o Benfica terá andado atrás dele quando saiu do Brasil há 8 anos (foi há tanto? chiça, tamos velhos pá!) não será altura de fazer capa com mais um "desvio de jogadores" por parte dos azulibroncos?

Vaiam robarem pá estrada, mó!