28 de fevereiro de 2013

Deve-se parabenizar, não?

A eliminação da Taça da Cerveja, ontem, não me chateou por aí além. Não gosto que o Benfica perca, mas se isso implicar ganhar os próximos jogos de mais este ciclo quase ininterrupto de jogos e que permita ganhar o campeonato, prefiro assim.

Notas de ontem:
- fez-se a tão necessitada rotação, felizmente;
- não houve lesões para além da já esperada saída do CásMartins a coxear;
- não houve jogadores envolvidos em cenas de pugilato, e assim é mais dificil castigar um jogador por ser agredido, como já aconteceu naquele estádio, há poucos anos;
- o já esperado tijolo acertou mesmo no autocarro (não é fácil esquivar tijolos voadores) mas pelo menos não acertou em ninguém;
- Roderick continuar a dar razão à opinião que tenho dele (é verdade, jogou numa posição que não é bem a dele mas também não é a primeira vez que jogou ali). Muitos falhas, a nivel de posicionamento, a nivel de emprega do fisico, enfim... nada que eu não tivesse à espera. Miúdo, o tempo para evoluires está a esgotar-se. Ou aceleras o passo ou então não sei, não...
- os comentários durante o jogo na TV só dão para rir, que é para não chorar. É isto que temos neste país? Não há nada melhorzinho? E olhem que não é nada difícil fazer melhor que aquilo que ouvimos. Não tenho nada contra ter um sportinguista e um portista a comentarem este jogo mas... colocar um lagarto e um andrade? Que, ainda por cima, parece que têm falta de vista - os dois - que não conseguem identificar 4 jogadores (juntando as duas equipas), que não percebem o jogo em si, que limitam-se aos lugares comuns das frases feitas... e esta gente é paga para isto. Que vergonha.
- dos comentários, o único que se salvava no meio daquilo era o gajo que estava junto ao relvado, e com esse o Nuno Luz podia ter tirado umas notas, porque esse mostrou profissionalismo, atenção e algum conhecimento (tanto dos jogadores como do jogo).


Em ultimo lugar, ia dar os parabens aos bracarenses mas... existe tal espécie? Havia os benfiquistas de Braga, que terão abandonado o clube quando estes se viraram para o polvo, depois há os andrades e os lagartos que se dizem bracarenses nestas ocasiões.
E assim sendo, aproveito para deixar os parabéns aos andrades e aos lagartos pelo empate do Benfica. Coitados, têm tido tão poucas alegrias ultimamente...
Não deixa de ter piada ver os lagartos a festejarem isto como se agora tivessem mais hipóteses de ganhar a Taça que tanta falta lhes faz no museu. Consta até que o Marquês ontem estava "vestido" de verdibranco como há muito, muito, muito... mas mesmo muito tempo não se via.


(volta e meia vejo-me obrigado, mais uma vez, a lembrar quem me lê que não confundo sportinguistas com lagartos nem portistas com andrades, portanto aqui fica a alembradura)

27 de fevereiro de 2013

É uma sina

Parece ser uma sina.
Águstinaice é o actual treinador do Moreireireinse e, agora também, candidato a tacho no Sporting de Alvalade, pela lista do Brune Du Car*alho.

Independentemente do resultado das eleições dos verdinhos, uma coisa parece certa: a 7 de Abril, Águstinaice vais estar no jogo do Sporting de Alvalade contra o Moreireireinse a lutar pela manutenção.
Resta saber qual o clube que vai estar a representar.

À vigésima jornada, os clubes matematicamente afastados do titulo são estes:

Quer dizer, para o Sporting de Alvalade qualquer lugar conta como titulo para as contas que eles lá fazem... se o campeonato acabasse hoje lá estaria na lista: "vencedor do 11º lugar do campeonato nacional de futebol".
Seria este tipo de títulos a que o Orelhas fazia referencia, quando fez a tal promessa dos 50 títulos nas modalidades? É que assim sendo, já devemos ter passado essa fasquia há umas semanas.


(e para as Ronaldettes)
Quanto ao clássico espalhol de ontem, sem duvida que o Real mereceu ganhar. Barcelona muito apagado e muitas notas que se podem tirar deste jogo:
- Sim, descansem lá a passarinha. Messi não se viu. Portanto fez um jogo mau, finalmente. Mas com esse regozijo todo por causa dele ter feito um jogo mau, se calhar estão a dar-lhe a importancia que dizem ele não ter.
- Crisnaldo marcou dois golos. O jogo foi à sua medida, contra-ataque a privilegiar a sua velocidade, e sabe-se bem como ele é um excelente atleta. Os golos em si não foram nada do outro mundo. Um de penalty e outro em que a bola foi-lhe parar aos pés com GR praticamente fora da jogada. Continua a ser o segundo melhor do mundo, com larga distancia para os outros.
- Puyol se calhar já não vai tendo idade para estas andanças, não vos parece?
- Pepe esteve poucos minutos em campo e mostrou logo aquilo que é. E os adeptos do Barça bem se lembraram, quando ele ia entrar em campo.
- Mourinho apareceu novamente numa conferencia de imprensa para fazer aquilo que sabe melhor. A não amostragem do amarelo ao Pepe é a melhor prova disso.
- Para quem duvidava, ontem ficou a prova definitiva. Guardiola afinal fez muita diferença.
- A conta oficial do Barcelona no facebook deu ontem mais uma prova de valor. Nem 5 minutos passaram do fim do jogo e estes endereçaram os parabens ao Real Madrid pelo sucesso nas meias finais da Taça do Rei de Espanha. Porque as rivalidades deveriam ser tratadas assim, de forma saudável.
- cada vez que lá passo, no zapping, a Real Madrid TV está a passar tanto tempo de Barcelona como do próprio clube... mas acho que é só porque são obrigados a falar do Real Madrid. Já o canal do Barcelona passa jogos contra o Levante, o Valencia, o Real Madrid, o Atletico de Madrid...

(não falo da jogada na area do Real, aos 62 minutos, porque não me apetece desviar este jogo para a tipica cena do "quem diz é quem é" e "ah e tal, mas no minuto tal houve um jogador que tirou um macaco do nariz bem antes disso" e "bla, bla, bla")

Hoje há um Braga - Benfica. Com ou sem policia? Alguém sabe? Tenho amigos lá em cima e perguntaram-me que armas deveriam levar para se defenderem dos coitados dos bracarenses.
Espero que se faça uma grande rotação do plantel, porque acredito que o ambiente terrorista vai prevalecer. É preciso lesionar/castigar jogadores do Benfica e criar situações que possam levantar mais poeira para tapar certas coisas que se têm passado, esta época.



(raio do post acabou por ser bem mais longo do que eu pretendia)

20 de fevereiro de 2013

Acerca das eleições no Sporting de Alvalade

Godinho Lopes confirmou a não recandidatura ao cargo de presidente dos pólos da Lacoste. O meu maior receio é que ele agora fique livre para se candidatar à presidencia do Clube Desportivo do Montenegro.

Couceiro já foi mau jogador, mau treinador, mau chefe de departamento de futebol, mau comentador, mau (vá, razoável) sindicalista... será que vai manter a mesma fasquia elevada como presidente?

O primeiro nome pensado por mim, pelo EntradáVirilha e pela Costureirinha Maravilha para este blog, quando estava prestes a ser criado, era precisamente Couceiradas...

... e mais não digo.

19 de fevereiro de 2013

Ainda Edinho ou será "é Dão"...? Tinto e cheio!

Edinho continua a dizer que Jójus faltou ao respeito com a Académica.

A isso eu respondo: quem quer respeito dá-se ao respeito.*1
E acrescento: quem não se sente não é filho de boa gente (se calhar nem é bem o caso do Jójus, não sei, mas fica bem para o que eu pretendo dizer a seguir).*2

E digo isto porquê?
*1 - Aquilo que a Académica fez foi um autentico desrespeito ao espírito do que deve ser o futebol.
*2 - Acho perfeitamente normal que Jójus tenha saído em defesa do desporto que (tão enriquecidamente) lhe põe pão na mesa. Se toda a gente começa a fazer o mesmo que a Académica, os estádios esvaziam (ainda mais) e entra em colapso, por falta de audiências!

Como é que conseguem comparar o que a Académica fez com aquilo que fez o Manchésta O Naite em Madrid? É que, se bem me lembro, os ingleses além de marcarem um golo ainda tiveram pelo menos mais uma mão cheia de jogadas de perigo, tanto que o arbitro teve de acabar o jogo sem que se marcasse um canto contra os madridistas, não fosse o diablo tecê-las (vá, o red devil).
Já a Académica fez aproximadamente zero (ZERO) remates, arredondando para cima. E jogadas de perigo quase que chegaram a nenhumas, também arredondando para cima.

Edinho disse ainda que a Académica respeita os adversários quando estes lhes são inferiores... sinceramente, não me lembro de um adversário do Benfica ter mostrado ser inferior a ESTA Académica, portanto só pode ser um cenário imaginário...

Edinho? Não, decididamente é Dão...

18 de fevereiro de 2013

Até dormi mal

Jogo fraquinho e feio que lá se decidiu quando eu já não tinha unhas para roer. Mas o whiskizinho posterior acabou por saber bem.


O penalty é indiscutivel, por muito que os antis estrebuchem.

Verdade que a Académica não jogou um c****** (sim, Edinho, é mesmo verdade: não jogaram um c******) e meteu os autocarros todos dentro da área, mas exige-se mais aos jogadores do Benfica. Tem de se exigir mais ao Benfica, até porque nem sempre teremos a sorte destes episódios ocorrerem com árbitros fora do circulo do polvo (calma, anónimo, é só uma referencia a uma teoria da conspiração mas não precisa ser levada à letra).

Não se consegue fazer um cruzamento em condições - nem de canto ou livre! - o que é incrível. Mega-Rego, Salvio, Maxi... nem os cruzamentos do Olá John hoje se salvaram. Será que o relvado está assim tão mau? Mesmo assim não explica tudo porque não se marca um canto em condições, não se consegue fazer um cruzamento tenso, como me ensinaram que deveriam ser. Se a bola cai na area já a morrer, é meio caminho andado para não sair nada de jeito da jogada.

É claro que dias maus todos podem ter, e para isso servem as substituições, mas hoje tenho de apontar o dedo ao Jójus num pequeno aspecto: este jogo estava a pedir Aimar por todos os lados, para dar outra dinamica atacante, para fazer de abre-latas no meio de tantos jogadores defensivos adversários e para pautar os movimentos atacantes.
Estava visto desde meio da primeira parte que não precisávamos de um trinco tão posicional e que Enzo podia cobrir o espaço entre o 6 e o 8. Para mim Jójus falhou nesse capitulo. Carlos Martins não tem, evidentemente, a mesma habilidade que D10s Aimar para essas tarefas, e naquilo que até poderia acrescentar - os remates de fora da área - era quase impossível, de tanto jogador academista que lá se encontrava.

Salvam-se os 3 pontos, que até não acho assim tão importantes, mas não me apetece estar a demonstrar as minhas contas para esse efeito.
Apenas digo que temos uma "almofada" (nada confortável) de 3 pontos para perder que continuamos a depender igualmente de nós (é claro que este cenário só se coloca se o clube-de-dirigentes-assumidamente-corruptos ganhar todos os jogos até à penúltima jornada).
Mas também convém não esquecer o factor animico de não ver o adversário directo fugir na tabela classificativa.

15 de fevereiro de 2013

Sai uma embalagem de aspirinas para os antis ("benfiquistas" e "adeptos de outros clubes" também)

- o lateral esquerdo paraguaio Mega-rego provou mais uma vez que não está vocacionado para altos vôos. Mesmo ao cair do pano, na BayerArena BayArena (e eu a pensar que era BayerArena... damn!), isoladíssimo e quase a entrar ele próprio dentro da baliza, consegue falhar um golo cantado que daria um excelente empate forasteiro ao Benfica. Assim se nota a diferença de qualidade entre jogadores: o golo do Crisnaldo contra o Granada, há dias, era bem mais dificil e o azeit... o madeirense não falhou, garantindo os 3 pontos para uma das equipas.

- Rui Franguício terá dito (sim, "terá dito" porque já acredito em muito pouco do que aparece nos "jornais desportivos") que "faz falta uma vitória ao Sporting" de Alvalade. Por muito mal que os verdinhos estejam, acho que os seus adeptos podem agora estar descansados porque, acredito eu, até ao final da época ainda hão de conseguir essa vitória.

- Rolando estreou-se pelo Nápoles, na derrota caseira por 3-0 contra o galáctico Viktoria Pfffflizen, do... do país lá de onde eles são oriundos. Vi o resumo, há bocado, e é de notar que em 3 golos, Rolando consegue levantar o braço a pedir falta por... QUATRO vezes. É obra. Até se compreende, há hábitos que devem ser difíceis de largar: isto de jogar de um dia para o outro num esquema de 3 defesas numa equipa de SÓ 11 jogadores deve estar a dar-lhe a volta à cabeça.

5 de fevereiro de 2013

Aviso aos nossos 2,37 leitores (e ao anónimo também)

Depois de anos a juntar o dinheiro da publicidade aqui do estaminé, conseguimos finalmente a verba suficiente para efectuar um melhoramento há muito desejado pela direcção deste antro.

Assim sendo, foi contratada uma empresa especializada em demolições, para criar uma comissão que determinará qual o melhor projecto que levará à remoção da verificação de palavras/numbaros da nossa caixa de comentários.

É de esperar que as  obras estejam concluidas a qualquer momento, para deleite de toda a gente que perde a vontade de nos insultar só por causa do trabalho da verificação de palavras.



adenda - a verba desta operação tem a seguinte proveniência: 0,71% da publicidade do blog; 99,29% do orçamento de estado de 2013 inicialmente apontado à área da saúde.