25 de novembro de 2013

Um terço (em termos matematicos, não religiosos)

Decorrido um terço do campeonato e a coisa ameaça vir a ser interessante até à prima Vera.
Deixo um resumo daquilo que me foi possível ver, nos jogos dos três estarolas, e outras coisas que fui lendo por aí (jornais, blogs de várias cores). Talvez com as lentes um pouco vermelhas, mas a tentar ser isento o máximo possível (só para verem como me esforcei, até chamo os outros estarolas pelo nome que são conhecidos na por aí, não pelo que lhes chamo normalmente neste blog!!)


--- jornada 1 ---
 Maritimo 2 - 1 Benfica
não vi. fala-se de penalty por assinalar sobre Lima, mesmo no fim.
Setubal 1 - 2 Porto
com os setubalenses a ganhar, penalty inexistente a favor do porto. depois, josué e ksiekzec embrulham-se dentro da baliza, josué dá cotovelada e empurra Ksiekzec, este responde com cabeçada, vermelho para o polaco, amarelo para o portista
Sporting 5 - 1 Arouca
não vi, não terá havido grandes casos. houve um penalty quanto a mim mal assinalado mas que, com ou sem erro, não influencia resultado

--- jornada 2 ---
Benfica 2 - 1 Gil Vicente
nada a assinalar, jogo sem casos, Benfica dá a volta aos 92 e 93 minutos.
Porto 3 - 0 Maritimo
3º golo de penalty fora da area. defesa mete o pé bem no chão, fora da area, adversario cai dentro da mesma, penalty mal assinalado sem influencia no resultado
Academica 0 - 4 Sporting
primeiro golo fifias da defesa, 2º golo com fora de jogo do Montero que vai tocar na bola antes do remate de Rojo, 3º e 4º golos de penalty (1º duvidoso, 2º não vi)

--- jornada 3 ---
Sporting 1 - 1 Benfica
golo do Sporting precedido de fora de jogo, reclamam vermelho a Maxi mas amarelo é bem mostrado, penalty por assinalar de Mauricio encavalitado sobre Cardozo aos 83min
Paços de Ferreira 0 - 1 Porto
não vi, fala-se de empurrão de Jackson Martinez para ganhar espaço na jogada do golo
*nota - os dois centrais do Gil foram expulsos nesta jornada. defrontam o Porto na próxima jornada

--- jornada 4 ---
Benfica 3 - 1 Paços de Ferreira
 sem casos
Porto 2 - 0 Gil Vicente
jogo em que Gil tinha os dois centrais expulsos no jogo anterior, aparentemente sem casos de maior para além disso
Olhanense 0 - 2 Sporting
primeiro golo mais um fora de jogo de Montero, marcador do mesmo, com influencia no jogo. vermelho directo por mostrar a jogador do Olhanense, posterior ao 2-0, sem influencia.
*nota - dois jogadores do Estoril foram expulsos por Capela. defrontam o Porto na próxima jornada

--- jornada 5 ---
Guimarães 0 - 1 Benfica
fosse o Maxi a fazer aquela entrada de pé em frente, ao minuto e meio, e havia milhões a chorarem por um vermelho directo. como foi o André André ninguém falou disso. falam de segundo amarelo por mostrar ao Siqueira, mas pelo critério do jogo, não me pareceu nada escandaloso não tê-lo visto. penalty do tamanho do mundo por assinalar em falta sobre Lima, aproximadamente aos 68 minutos.
Estoril 2 - 2 Porto
não vi nada do jogo. fala-se de vermelho por mostrar ao Otamendi por volta dos 15 minutos, penalty contra o Porto terá sido mão fora da area.
Sporting 1 - 1 Rio Ave
não vi quase nada. verdes queixam-se de um penalty por mão na bola, já com o 1-1 feito

--- jornada 6 ---
Porto 1 - 0 Guimarães
Penalty inexistente deu o unico golo do jogo, com Quintero a atirar-se para cima do defesa vimaranense e o amigo Proença a assinalar a grande penalidade (possível indicação do "assistente"). Erro grosseiro com influencia no resultado.
Benfica 1 - 1 Belenenses
Golo do empate para o Belenenses com Freddy em evidente fora de jogo, quando tenta tocar na bola com a cabeça, a meio metro de Artur. Possível penalty sobre Cardozo, ao ser puxado pelo braço, dentro da área, num lance de bola pelo ar. Erro clamoroso (golo azul) com influencia no resultado.
Braga 1 - 2 Sporting
não vi, vermelho ao central bracarense terá sido bem mostrado e não terão havido erros com influencia directa no resultado.

--- jornada 7 ---
Sporting 4 - 0 Setubal
não vi. fico com a ideia que o jogo não teve grande história depois da oferta do lateral esquerdo do setubal, ao isolar Montero. Sem casos, segundo consta.
Arouca 1 - 3 Porto
primeiro golo sem casos. choque entre Helton e avançado do Arouca fora da area, dificil dizer se há sequer falta de quem quer que seja, aceita-se não ter sido assinalado nada. fala-se em falta violenta de Mangala em que o amarelo que viu terá sido uma benesse - não vi o lance.
Estoril 1 - 2 Benfica
o lance do penalty deixa algumas dúvidas e é a tal questão de como se lê a regra, não há intencionalidade mas a bola ficava numa situação de muito perigo a favor do Benfica. o penalty foi falhado por Lima, não tendo influencia no resultado (visto que não houve expulsão no lance). o segundo amarelo ao jogador estorilista é bem mostrado, o primeiro não vi, portanto não sei se foi bem ou mal. parece-me que os casos do jogos foram bem decididos

--- jornada 8 ---
Benfica 2 - 0 Nacional
sem grande história nem casos de monta. golos de Siqueira e Cardozo, no inicio de cada parte. tranquilo
Porto 3 -1 Sporting
primeiro golo portista num penalty evidente de Mauricio sobre Varela. alguma facilidade em marcar faltas a favor dos da casa, em contraposição com o oposto, mas sem erros demasiado gritantes, apesar de nos primeiros 15 minutos o campo parecer um bocado inclinado.

--- jornada 9 ---
Academica 0 - 3 Benfica
jogo sem casos, calmo e controlado pelo Benfica. nada a assinalar.
Belenenses 1 - 1 Porto
aos 18 minutos Otamendi salta com o braço bem apoiado no avançado dentro da area. o arbitro, de frente para o lance e sem ninguém a perturbar a visão, nada assinala. aos 93 minutos Sturgeon arranca antes do meio campo e isolava-se frente a Helton e é assinalado fora de jogo.
Sporting 3 - 2 Maritimo
a mão no livre do primeiro golo é discutivel, o passe é feito um pouco em cima de Rojo, que levanta o braço de forma "pouco natural". no penalty do maritimo parece-me haver um toque ligeiro, apesar de involuntário, do defesa verde, fica a duvida se foi dentro ou fora da area. no penalty do sporting, não consegui ver se há mesmo empurrão, vê-se a mão do defesa encostada nas costas do Montero mas não me deu a sensação que fosse empurrado.

--- jornada 10 ---
Benfica 1 - 0 Braga
jogo sem casos. exibição fraca do Benfica, com superioridade na posse de bola, mas sem criar grandes sobressaltos. Braga manda duas aos postes (primeiro com ligeiro desvio de Artur).
Porto 1 -1 Nacional
azulibrancos reclamam penalty num lance em que o remate bate no ombro de um defesa encolhido (se não se encolhesse a bola acertava-lhe sempre, fosse no peito ou nos queixos) arbitro fez bem em mandar seguir.
Guimarães 0 - 1 Sporting
jogo repartido, com ligeiro ascendente do Sporting. Sem casos de que me tenha apercebido, golo sportinguista é apontado quase em cima da hora.


Quem quiser debater estas coisas, esteja à vontade. Se apresentar imagens de video, melhor ainda, sempre tem mais credibilidade que este texto todo. :)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial