23 de julho de 2013

O ensaio sobre a vertigem




Seguir alguns recantos da blogosfera benfiquista, nas primeiras semanas da silly season, torna-se facilmente num exercício de auto-mutilação emocional.

Basta haver um jogador desconhecido - que tenha vindo dos escalões secundários do planeta futebolístico - que faça uma revienga ou marque um golo em que apenas precisou encostar a bola, ou faça um arranque em corrida… basta isto e há logo uma turba a gritar “Avé ao novo Eusébio”. De outro lado outra turba lamenta o aparecimento de um novo Yah Nick Chaló.

Basta haver um jogador que venha para lateral esquerdo – apesar de ter chegado dois dias antes – que faça uma finta, faça uma ida à linha com um cruzamento para dentro da área, seja comido em corrida (será por ter dois treinos em cima?), seja apanhado uma vez demasiado encostado à linha lateral… basta isto e logo se levantam as turbas nas sua dicotomia em direcção ao abismo auto-proclamado: temos lateral de fazer inveja ao Roberto Carlos; ou temos outro pior ainda que o Emerson.

Meio termos? Os únicos “meio termos” que esta gente parece conhecer é a garrafinha térmica do café, quando esta se encontra cheio/vazio até metade – isso sim, um meio termo.

O ano passado, aquando da venda de Witsel e Xavi Garcia, havia malta a jogar a toalha para dentro do ringue… à 3ª jornada. Este ano já vejo gente a ir pelo mesmo caminho: de um lado a euforia desmedida de quem vê mais do que aquilo que aconteceu; do outro, uma paixão pelo abismo numa vertigem derrotista que não lembra ao pior seguidor das leis de Murphy, alguém que também viu mais do que aquilo que aconteceu.
E meios-termos só mesmo naquelas garrafinhas térmicas de guardar o café no escritório. Bem sei, é um dos preços a pagar por haver tantos e tantos benfiquistas.

Mas a sério, este ensaio sobre a vertigem deixa-me deprimido com a net.

1 Comentários:

Blogger Kiddo! disse...

Sofro desse tipo de bipolaridade/benfiquismo, assumidamente...

25/7/13 1:09 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial