29 de outubro de 2012

Em terra de galos, um bico é um bico



O Benfica foi a Gil Vicente ganhar por Teresa Zero (da mesma forma que se vai à cidade de Everton defrontar  a equipa da casa ou à bonita cidade de Juventus).
Isto de ter o computador avariado é uma bela bosta. Para além de me ter atrasado a fazer o jantar, a preguiça foi extrema e impediu-me de me deslocar a algum local onde pudesse ver o jogo em ecran grande. Tive de me contentar a seguir o jogo pelo quadradinho minúsculo no canto superior direito da BenficaTV, acompanhado pelo relato (im)parcial que tal serviço nos proporciona. Devo dizer que teve episódios engraçados (quando o gajo diz que a realizadora passou por trás dele e que também merecia o seu cafezinho, ou quando o outro ficou chateado por não ter sido convidado para a peladinha da quinta feira anterior, só para dar dois exemplos).

Depois do jogo perdi 10 minutos da minha vida inutilmente. Porquê? Porque tentei acompanhar o programa Zona Mista. Durante o zapping habitual cruzei-me com aquele programa e pensei “bem, estes comentadores não tenho ideia de ter visto anteriormente, deixa lá dar uma hipótese aos moços, pode ser que se safem”… erro crasso. Mais valia ter comido um prato de esparguete com molho de alcatrão, teria sido mais saudável.
Através dos comentários daquela gente esperta ("experts" em português não é esperta? bolas, pá) chega-se à conclusão que o Benfica não teve grande influência no jogo, que o resultado foi o que foi única e exclusivamente porque o Gil esteve em dia não.
Mérito ao Benfica pela forma como fez a pressão na primeira parte, não deixando o Gil chegar à área em condições de criar o mínimo perigo? Nada disso, o Gil é que não fez nada. “Mas não terá sido em grande parte por culpa do Benfica?”, qual quê!
Se o Gil tivesse criado 2 ou 3 ou 4 oportunidades vinham logo dizer que o Benfica era um buraco, que o Gil é uma maravilha. Estas coisas dão-me azia, mesmo em dias de vitorias incontestáveis.

Quanto às estreias?
Ainda encontro gente a falar mal de Ola John. Não fui dos que queimou o moço por não ter jogado ainda, muito pelo contrario, mas quer-me parecer que esteve muito bem. Não o vi ser inferior a qualquer outro extremo do Benfica. Muito activo, sempre a ir para cima do adversário sem medo. A perder uma ou outra bola, mas isso acontece a todos. No entanto sempre a criar desequilíbrios na defesa adversária. Merecia um golinho, para calar os detractores precoces, mas o mundo em que vivemos não é perfeito. Continuo a achar que, com tempo, vai sair dali um muito bom extremo.
Encontro pela net analogias de Ola John com Chaló e Balboa… e isto leva-me a acreditar cada vez mais que foram entregues Magalhães a pessoas que foram alvo de lobotomias.

O Luisinho esteve bem. Não mostra grande diferença entre ele e o Melgarejo, mas as coisas correram-lhe muito bem, neste jogo. Gosto da entrega e os centros são muito bons. Nota muito positiva e a merecer mais minutos de jogo.

André Gomes é jogador. Assim que o vi o ano passado nos juniores deu logo a ideia de uma superioridade em relação aos outros miúdos da idade dele. Comentei isso com duas ou três pessoas na altura. Felizmente confirma-se. E as coisas têm-lhe corrido de feição, o que é melhor ainda, para não ser queimado logo pela bancada mais incrédula. Não acredito que vá ser titular de estalo nos próximos jogos, e se calhar até é o melhor que lhe possa acontecer. Mas se tiver de ser, esperemos que consiga provar-me que estou enganado e que está mais que na altura dele pegar num meio campo de uma equipa que se quer vencedora numa prova entre peixes graúdos.

Jójus já devia ter aprendido a não falar tanto. Não tanto pelo que diz mas mais pela forma como diz, por causa da forma como as pessoas decidem interpretar o que ele diz. E os piorzinhos continuam a ser os benfiquistas que não podem ver pela frente.


As eleições do Benfica não me merecem muitos comentários. Da mesma forma que não fiz campanha por nenhum dos lados. Acertei na percentagem do Orelhas, falhei na do Ranger. 
Só um apontamento: os petardos podem enfia-los num certo sitio que se calhar vê mais luz do dia do que devia.

25 de outubro de 2012

Eleições no Benfica?

Andei às voltas para tentar arranjar um trocadilho decente para o titulo do post, mas as unicas ideias que me vieram à cabeça foram "E leitões no Benfica?" e "E lições no Benfica?".
Quem tiver ideias melhores e mais geniais que se chegue à frente, apesar de ser muito difícil haver algum ser vivo mais genial do que eu.

Dia 26 há eleições no Benfica. Um dia destes, portanto.
Não sendo apoiante nem de um nem de outro e não tendo voto na materia (não, não sou sócio - não há hipóteses e cada vez há menos, com alguma magoa minha) faço as minhas previsões Kafkianas (o Kafka fazia previsões?).

Isto é o que eu acho que vai acontecer, não quer dizer que seja o que eu queria que acontecesse. Ou seja, era o mesmo que eu dizer "acho que vai chover", mas isso não quer dizer que eu queira que chova.

Acho que LFV vai ter 83% dos votos, RR vai ter 8%, vão ser 6% de brancos e 3% de nulos (ou a chamar nomes ao LFV, que vai dar ao mesmo).

Acho que isto já dá quase100%, se arredondarmos à segunda casa decimal e já depois de calculado o limite de X, quando X tende para o integral de n elevado à raiz quadrada do numero de Neper... sendo assim não escrevo mais números.

Estas previsões têm uma margem de erro de bastantes porcentos e um ou outro pedacinho de bacon frito.

Mandai os vossos bitaites do que acham que vão ser os números desta eleição, se é que os têm no sitio para se atreverem a tal coisa.

17 de outubro de 2012

Damn you!


O futebol da selecção é tão entusiasmante que às 3 da tarde ainda estou a bocejar...

Federação prevenida valeria por… uma Federação



A história deste empate contra a Irlanda Nortenha é muito fácil de escalpelizar (adoro esta palavra!).
Como é possível jogarmos num estádio à chuva quando tínhamos os jogadores completamente adaptados a jogar na neve das Russias?
É nestes pequenos detalhes que a Federação falha clamorosamente. Não terá passado na cabeça de ninguém, a meia hora do jogo, ir ao mercado do Bulhão comprar 25 kilos de neve para espalhar pelo campo?
É que à chuva estão os irlandeses nortenhos habituados!


Por outro lado, entrámos em campo com Jãprêra, Fatima Lopes, Ruben Miquelina, Helder Fustiga… só esperava milagres quem for muito, mas muito crente mesmo.




Nota do autor: também eu queria que este blog tivesse mais (leia-se "alguma") qualidade mas, enquanto os outros escribas não se lembrarem de voltar, estão entregues a mim. Talvez quando o Sporting de Alvalade ganhar um joguinho eles tenham vontade de escrever alguma coisa...

15 de outubro de 2012

Siga a banda

Num post ali em baixo coloquei os numeros de um apanhado estatistico feito no "Ontem vi-te no Estadio da Luz", em que mostrava uma clara diferença de numeros no que diz respeito a penalties e cartões vermelhos nos jogos chamados classicos.

Na caixa de comentários apareceu um anónimo que apresentou valores dos jogos do Sporting de Alvalade e, pareceu-me, demonstrou uma certa insatisfação pela forma como a coisa foi apresentada, como se tivéssemos a tentar enviesar alguma coisa que fosse, referindo-se a "percentagens" que nem eram apresentadas no post.
Os numeros que nos apresentou foram os seguintes:

 Anónimo Anónimo disse...
Engraçado... e que conclusões vocês tiram quando com dados apenas desde 1990/91 é isto:
Golos de penálti a favor do SCP - 8
Golos de penálti contra o SCP - 4
Expulsões de jogadores do SCP - 14
Expulsões de jogadores de SLB e FCP - 28

Pois bem. Vamos, para efeitos estatísticos, acreditar que os números que ele nos forneceu são os verdadeiros para os últimos 22 anos - não tenho a mínima vontade, de momentos, de ir verificar se são verdadeiros ou não (preguiça a isso obriga).
E vamos comparar as percentagens entre os jogos feitos em casa pelos estarolas contra os outros dois estarolas. Relembro que os valores do Benfica e dos azulibroncos são dos ultimos 30 anos, e os dos verdinhos é dos ultimos 22 anos (se forem verdadeiros).

Os azulibroncos têm 500% mais golos de penalty a favor do que os outros dois JUNTOS.
Já os seus dois adversários centenários têm 370% mais expulsões do que os azulibroncos.

Pelos números que apresentaste, o Sporting de Alvalade, a jogar em casa contra os dois rivais, tem 200% mais golos de penalty a favor que os outros e os seus adversários têm 200% mais expulsões.

O Benfica, na Luz contra os outros dois, tem 125% mais golos de penalty a favor que os outros dois juntos. Já os seus adversários têm 121% mais de cartões vermelhos que o Benfica.


Pronto, anónimo, aqui tens as tuas percentagens. Nota-se que não há grande diferença, não é. Tudo mais ou menos igual...
Tira as conclusões que bem entenderes.

12 de outubro de 2012

A precisar de televisões maiores

Acabei de ver o Maniche (o tuga, não o dinamarquês) na televisão.
Não sei se foi só impressão minha mas, pelo andar da carruagem, está a trilhar os mesmos caminhos que o Ronaldo, Fenómeno.

Não, não me estou a referir a ser apanhado com acompanhantes de luxo de sexo (des)conhecido. Isso seria lá problema dele.

Estou a falar da quantidade de espaço que ocupa uma pessoa que até há bem pouco tempo era profissional de futebol a nível internacional.

É caso para perguntar se está a trabalhar para entrar no próximo reality show da TV, o "Quinta do peso secreto das celebridades".

11 de outubro de 2012

"No pasa nada"

Concorde-se ou não com o discurso um bocado mais radical e fundamentalista que adoptou nestes ultimos tempos, na sua luta contra um eventual novo mandato do Orelhas à frente do Benfica, volta e meia o blog "Ontem vi-te no Estádio da Luz" presenteia-nos com um texto brilhante, a fazer recordar o porquê de eu ter começado a visitá-lo com maior assiduidade.

Desta vez fez um trabalho de pesquisa que é de estranhar (será mesmo?) que nunca tenha sido feito por nenhum jornaleco que diz viver para estas coisas.
Trata-se de uma comparação dos jogos entre os grandes, no que diz respeito a penalties convertidos e expulsões que se tenham verificado nos encontros chamado "clássicos", nos últimos 30 anos.

Por enquanto foi feito para os jogos do clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos no seu antro da mafia (contra Benfica e os verdinhos) e para os jogos na Luz do Benfica contra os outros dois estarolas. Como não há garantias que venha a ser feito para os jogos na mega-casa-de-banho, aproveito para colocar o que já foi feito.

Aqui fica o resumo, um gráfico esclarecedor e também o link directo para o post onde podem ver mais pormenorizado, ano a ano, o que se foi passando nesses jogos.

Na Luz:
Golos de penálti a favor do Benfica - 10
Golos de penálti contra o Benfica - 8
Expulsões de jogadores do Benfica - 19
Expulsões de jogadores de Sporting e Porto - 23


Relembrando os números dos 30 anos de clássicos em casa do Porto:

Golos de penálti a favor do Porto - 15
Golos de penálti contra o Porto - 3
Expulsões de jogadores do Porto - 10
Expulsões de jogadores de Benfica e Sporting - 37  




E claro, os videos no youtube são falsos.

9 de outubro de 2012

Pontas à solta

À da Englandia correm noticias de que as negociações para a renovação do Walcott com oArsenal estão a correr mal. Consta que a alternativa parece ser um tal de Zaha, do Crystal Palace, clube que milita na segunda divisão.
O preço de que se fala? À volta de 14 milhões de eróis. Tudo bem que o miudo tem 19 anos, mas... 14 milhões por um gajo da segunda divisão?
A minha pergunta é: esta gente estava a dormir quando se deu a transferência do Andy Carrol para o Liverpool? Não aprenderam nada?
14 milhões dava para virem bscar o Kardec e ainda dávamos o Chaló a titulo definitivo, como bónus.


Entretanto, a IFFHS continua a brindar-nos com momentos únicos no campo da comicidade.
Há cerca de uma semana apresentou um ranking de clubes onde os verdinhos de Alvalade apareciam à frente de Benfica e Braga (ok, e do clube-de-dirigentes-assumidamente-corruptos). Admito que foi dificil, mas acabei por chegar à conclusão de que o ranking referia-se ao clube cujos adeptos vestiam mais roupa de marca patrocinadora do circuito internacional de golfe.
Hoje apresenta-nos o ranking dos goleadores em jogos das selecções e em jogos dos clubes nas competições internacionais.

Lanço um reptil aos nossos dois leitores e um quarto (perdemos um quarto de leitor, desde ontem, devido à fraca qualidade dos estaminé). Quais os seguintes rankings estupidos e sem cabimento que esta tal de IFFHS vai apresentar a seguir?

Deixo algumas sugestões:
- ranking dos goleadores das terças-feiras em que o sol se põe às 19:33 ECT e o céu está encoberto por nuvens a 2,5km de altitude;
- ranking dos clubes com mais paragens de autocarro num raio de 2 kms em volta do estádio;
- ranking dos clubes cujo departamento de marketing vende mais corta-unhas com o símbolo do clube;
- ranking dos clubes cujos adeptos acham os rankings da IFFHS uma estupidez pegada;

E por aí fora. Aos nossos leitores: deixem as vossas sugestões na caixa de mensagens (juntamente aos insultos que acharem que merecemos).

8 de outubro de 2012

Monstros sagrados a puxar dos galões
(tipo meia de leite com rebuçadinhos)



Num pequeno resumo, para não entediar muito as 2 pessoas e meia que passam cá por engano, aqui ficam resultados deste fim de semana e os monstros sagrados que deram ao litro para que as suas equipas ganhassem/não perdessem.

À da  Espanha:
Barcelona 2 – 2 Real Madrid
Messias 2 golos; Crisnaldo 2 golos

À da França:
Marselha 2 – 2 PSG
Gui(có)nhac 2 golos; Ibrahimowinkle 2 golos

À da Alemanha:
Bayern 2 -0 Hoffenheim
Riberynho 2 golos

À da Englaterra:
Southampton 2 -2 Fulham
Zé da Fonte 2 golos

À da Dinamarca:
Brøndby 1 -3 AAB
Helenius 2 golos

Num super-mercado perto de si:
Clube-de-dirigentes-assumidamente-corruptos 2 – 0 Verdinhos de Alvalade
Jorge Ex(?) Super Dragão Sousa

3 de outubro de 2012

Novidades não há

Depois de um bom fim de semana do qual não há (na realidade, isto quer dizer "não tenho") muitas memórias futebolisticas, parece-me que ontem não aconteceu nada que não se estivesse à espera.

Quer-se dizer, a malta dos outros clubes e do actual clube do lenço branco provavelmente queriam que tivesse sido pelo menos pelo dobro da diferença de golos.

No estado actual das coisas, parece-me espelhar bem o desnível entre os dois clubes, os dois campeonatos, até entre o nível desportivo em geral.

Numa rápida analise:
- Artur mostrou algum nervosismo com os pés que não lhe era conhecido. Talvez a excepção que faz a regra.
- Jardel muito bem.
- Garay falhou uma ou outra vez. Já lhe vi melhor.
- Maxi teve um dia muito complicado. A preocupação em fechar o meio abria uma e outra vez a lateral. Tem andado uns furos abaixo do que nos habituou noutros anos, principalmente no capitulo dos cruzamentos mais encostado à linha lateral. Esperemos que volte depressa.
- Melgarejo esteve bem. Não foi por ali que a casa tremeu, como muitos indigenas maias andam a prever há meses.
- Matic fez um jogão. Uma primeira parte a roçar a perfeição, a fazer dobras e foi dos poucos a manter a calma com a bola nos pés. Teve o pecado de deixar fugir Messi no segundo golo catalão mas... é o Messi. Tem de ter mais cuidado com os cotovelos... ser expulso naquela altura seria uma estupidez de todo o tamanho. Agradece-se ao turco.
- Enzo mostra a cada jogo que tem estaleca para medio centro. Ontem era complicado, mas lutou e tentou sair a jogar. Que mantenha a cabeça no lugar.
- Bruno Cesar pode não ter feito um jogo magnifico mas, notou-se grande diferença de jogo entre a primeira parte e a segunda. Era também a minha escolha para sair ao intervalo mas... entrava logo o Aimar.
- Gaitan continua a querer mostrar que é jogador de Champinhons Lig e pouco mais lhe interessa. Muita vontade de se mostrar, uma velocidade estonteante, alguns detalhes mas apagou-se na segunda parte.
- Salvio nem bem, nem mal. Algumas arrancadas interessantes mas terá falhado a cobertura defensiva uma e outra vez, apesar de o termos visto a fazer as dobras ao Maxi, quando este subia.
- Lima pouco se viu e era dificil. Acredito que aquela oportunidade isolado, no pé esquerdo do Cardozo ou do Rodrigo tinha sido golo. Não foi golo por pouco, mas são estes detalhes que podem fazer a diferença num jogo desta dificuldade. Que se vingue neste fim de semana.
- Carlos Martins... o ponto de viragem no jogo do Benfica. Teve uma noite para esquecer e a sua entrada marcou o fim do jogo de ataque do Benfica, com excepção dos primeiros 10 minutos do Aimar em campo. Muitos furos abaixo do que sabe, tem de ser mais rápido a decidir.
- Aimar durou 5 ou 10 minutos. Entrou, mostrou que há no Benfica quem sabe tratar a bola com a caricia de quem tem o toque divino. Foram à custa dele os poucos lances de ataque da segunda parte. É D10s e pouco mais há a acrescentar.
- Nolito entrou com a equipa de braços em baixo e deu para pouco. Uma falta mal assinalada quando fez o corte ao Iniesta, junta à area catalã e uma ou duas tentativas de arrancadas.

Para acabar, e porque não me apetece falar muito da arbitragem (um ou outro erro, principalmente no fim da primeira - não sei até que ponto Fabregas não fez por merecer um amarelo quando já tinha visto um) não gostei muito dos ultimos minutos, depois da expulsão do Busquets. Principalmente aí deviamos ter tido mais cabeça e... não vi nada disso.


PS - felicidades ao casal do blog, que proporcionaram a falta de memória em relação a certas coisas deste fim de semana.