29 de março de 2012

Tabela de preços



Apenas como nota de curiosidade: o regulamento da LPFP não obriga a que vermelho directo dê 2 jogos, nem mesmo em caso de agressão a outro jogador. A pena mínima prevista é sempre1 jogo (página 37, artigo 122 do regulamento, "das agressões").

28 de março de 2012

Com espinhas

Vitórias morais? Podem enfiá-las todas num sitio que eu cá sei, que não quero nenhuma.

Mandámos no jogo e, tirando três ataques deles, só deu praticamente Benfica.
Melhor assim. Temos de atacar lá em vez de ficar atrás à espera de sofrer golos.
E acardito que podemos fazer a gracinha, lá à do Londres.

E o resultado vai variar entre 4-2 e 0-2... mark my words.
Esperemos que as coisas corram com melhor acerto, tanto para o Benfica como para os jogadores de volley do Chelsea.

Etiquetas: ,

26 de março de 2012

20 milhões de razões, mais 5 (milhões... de razões)

20 milhões de eróis é quanto dizem que o Benfica já conseguiu pagar de juros à banca, à custa da Champinhons Lig deste ano.
Ok, a massa não terá sido toda para pagar os juros... se calhar até nem vai nenhuma para lá, mas não é isso que vem ao caso.

Apenas quero expressar a minha opinião de que não me importo de bater o record de goleada numa eliminatória das competições europeias se isso implicar jogar contra a melhor equipa de futebol que alguma vez vi jogar - Barcelona, para os mais desatentos ou simplesmente adeptos de curling masculino (porra, ao menos que fosse curling feminino!).
É que isso implicava pagar mais 5 milhões de eróis dos juros que devemos à banca, bem como uma sempre notável e histórica chegada às meias finais de uma Champinhons Lig.

Junte-se a isto o facto de eu não gostar muito do clube londrino... seria ouro (entenda-se pilim, massa, carcanhol, graveto) sobre azul (não fossem eles os "blues" lá na Englandia).



nota 1 - a prioridade tem de ser o campeonato, que continua ao alcance apesar de erros próprios e "erros" alheios... mas o sonho também comanda a vida, como dizia o outro. E não há mal nenhum em sonhar em grande... enquanto não se pagar impostos por isso.

nota 2 - estou muito insatisfeito com os nossos 2 leitores (excluo-me a mim destas contas, desta vez). Ninguém foi capaz de chamar a atenção para o terrível erro no post anterior... a miúda chama-se Lyanii, tass nice?
Obrigadinhos, sim? Humpf!

Etiquetas: ,

20 de março de 2012

Lyani

É a irmã da Lyonce...

Lyani Viiktórya!

MEGA-HYPER-SUPER-TERA-MACRO-LOOOOL

Lendas de Paixão

Para quem já viu este filme sabe que a história basicamente resume-se a três irmão que lutam pela mesma mulher.

Por incrível que pareça foi também algo que se passou ontem. Três "irmãos" (árbitro e os dois fiscais) lutaram pela mesma mulher. A que já estava paga e prometida.

Outras notas. Uma equipa que se diz grande não pode ter 20 minutos como os que teve ontem. Apesar da arbitragem manhosa e tendenciosa, simplesmente não pode.

O Sporting já deveria saber que quando joga contra o Bruno Paixão Futebol Clube, estas merdas acontecem. Logo deveriam ter encarado o jogo com uma atitude ainda superior ao encontro contra o City.

Entre as várias situações que podiam ser relatadas sobre o Balotelli da arbitragem prefiro deixar o link para a noticia.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=726327&page=1

E referir a seguinte frase: « A minha formação universitária permite-me distinguir sobre o que é ofender e não ofender» Frase utilizada creio também na defesa do violador de Telheiras...

19 de março de 2012

O poder da comunicação social

Já desconfiava que tinha havido cabala (ou marosca, se esta palavra for mais do vosso agrado), que tudo foi causado por uma questão de ciúmes e houve quem não descansasse enquanto ela não tivesse ido embora.

Vai daí, à primeira oportunidade, havia que tentar mandar o marido embora e assim desviar as atenções que a sua esposa estava a obter, por parte do público masculino.
A oportunidade apareceu e era necessário mostrar apenas as imagens que interessavam, escolhendo meticulosamente os ângulos em que seria possível passar uma ideia errada do sucedido, escondendo de toda a gente os ângulos que mostravam que afinal as coisas não foram bem como quiseram fazer crer.

Mas o Assopramo Apito não descansa enquanto estas injustiças não são desmascaradas e, correndo mil perigos, conseguiu uma cópia das imagens do momento que havia de traçar o destino do futebol nacional.

Aqui ficam as imagens, de um ângulo que tira todas as duvidas, sobre o que realmente aconteceu entre Matias Fernandez e Bojinov, aquando da marcação do célebre penalty que levou ao afastamento de Nikoleta Lozanova do nosso país.



Desejo para amanhã

Amanhã, no jogo contra o clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos a contar para uma prova com a importância da Taçinha da Cerveja, era boa altura para jogar com uma equipa secundária, em vez de se andar a armar aos cágados...
Oh Jójuz, e entrar com esta equipa?

Eduardo 
A.Almeida - M.Vitor - Jardel - Cap(L.Martins)
Matic 
Floribelo Chaló - B.Cesar - Ruben Pinto 
Rodrigo(N.Oliveira) - Saviola

16 de março de 2012

Knockin' on Heaven's Door

Eu sei que posts sobre o que faço e como vivo os jogo do Sporting já estão mais que batidos e coçados que os cotovelos do casaco do Sá Pinto mas como não me pagam para vir aqui escrever vou continuar a fazer o que sei fazer menos mal.

Comece então a narrativa.

14:o3 - Decido não trabalhar mais. Entre comentários jocosos de colegas de trabalho, maioria benfiquistas e olhares cúmplices dos poucos sportinguistas entretenho-me a ver tudo e mais alguma coisa na net. Dei por mim a comentar no tasco "Protuberância Capilar do 10 do Benfas" sobre um jogo do dito clube na Alemanha. Achei que estava a resvalar para a inércia total e decido trabalhar mais um pouco.

19:00 - Já depois de me ter abastecido com dois packs de mines (superbeock que a sagles está mais cara no Pito Doce), sento me confortavelmente em frente do sofá. Regra geral nesta altura tiro tudo o que está à minha frente para não correr o risco de partir algo numa celebração ou angustia mais efusiva.

Começa o jogo. Xandão falha o golo por um metro aos 2 minutos. Vou para gritar os mais vis impropérios mas controlo-me. Sinto que algures na minha cabeça, uma veia começa a latejar com mais força que o normal. Bebo mais uma mini.

Matias cai na área. Puxo a culatra atrás, sai disparada em direcção à parede mas a escassos centímetros paro a marcha, respiro fundo, solto um "foda-se" baixinho. Recebo um sms de um benfiquista a dizer que era penalti. Respondo que o futebol não é para meninas enquanto viro mais uma mini

Falta sobre Insua. Penso para mim, Balotelli pode ser bom jogador, não o queria nem dado. Livre, golo de Matias. Perco controlo. Grito que nem um desalmado, tento abraçar a tv, recebo um choque. Mini de penalti, mais gritos, promessas de amor eterno e vizinhos timidamente mandam-me calar.

Contra-ataque, Izmailov grande passe, Ricky à ponta de lança. Pandemónio total! Não sei como estou em cima do aparador aos pulos, vizinhos berram comigo, penso seriamente em tatuar dois suspensórios. Mais uma mini de penalti.

Segunda parte - 1º golo do City. Respiro, penso se seria melhor desligar os telemóveis.
2º golo. Berros em como não é penalti. Vizinho ameaçam chamar a policia. Apareço semi nu à porta do meu vizinho a perguntar: "Querexxx ir lá pa fora!?" Tenta-me bater com a botija de oxigénio.
3º golo. Caralhos ma fodam! Não valem um caralho! Sá és uma merda! Nunca me enganaste! 3 minis de penalti!

Ultimo segundo de jogo. Patrício defende cabeçada de um gajo qualquer que entra em campo vindo não sei de onde. Dou um nó do caraças no cérebro. Juro que a bola não entra mas comentador da Sic grita golo. Acaba o jogo, jazo no chão da minha sala, sinto a minha alma abandonar o meu corpo. Não vejo luz brilhante nenhuma. Apenas sinto o cheiro de enxofre. Penso: "Fodassse morri! E Vim parar ao inferno!" Percebo que apenas é flatulência. Durante uma hora vagueio na rua, decido ir comprar uma arma e ir à procura do Ribeiro Cristovão.

Estou a ficar velho para isto... e só ainda vi o Sporting ganhar dois campeonatos.

Etiquetas: , ,

15 de março de 2012

Como é que é mesmo a expressão popular de baixo nível?


Parece que foi aprovado o alargamento da liga principal de futebol…
Não sou propriamente contra: a diferença entre 16 e 18 equipas não é grande por aí além. 
Sou da opinião que somos país para ter um campeonato entre as 14 e as 18 equipas, sem problemas (saibam os dirigentes viver dentro das possibilidades do país e do clube que gerem, claro está).

Levantam-se algumas questões sobre o calendário: será que a Taça da Cerveja vai desaparecer (não faz falta nenhuma)? Será que a Taça da Cerveja vai ter regulamentação como deve de ser, em vez de ser a palhaçada que se tem visto, desde que foi criada? Será que vamos ter uma época futebolística como a Englandia ou a Castelhandia, sem que os clubes se queixem de sobrecarga de jogos?

Mas isto são coisas de somenos. 
O que realmente preocupa é a não descida de divisão que está prevista para esta época.
A menos de 10 jornadas do fim deste campeonato decide-se que não vai descer ninguém. E eu pergunto: mas cabe na cabeça de alguém tal disparate?
Eu compreendo como é que as coisas chegaram a este ponto: a fome de poleiro levou a que um certo candidato em necessidade de votos prometesse um alargamento da 1ª Liga sem descidas de divisão. Alguns clubes esfregaram as mãos de contentes, e “toma lá o meu voto, mas agora faz isso mesmo ou vai haver barulho”.
Durante uns tempos o candidato entretanto já eleito tentou virar o bico ao prego - em vão, porque algumas vozes se levantaram logo em protesto: “Não foi para este espectáculo que eu comprei o bilhete”, foram aproximadamente as palavras do presidente de um clube que não vou dizer que é de Barcelos.

Leiria já mandou embora o Cajuda, tendo os jornais afiançado que se tratava de preparar descansadamente a próxima época porque nesta já não desciam (verdade ou não? Não sei).
Resta ver o que vão fazer os restantes. Mandar de volta os emprestados para poupar algum em salários? Dar faltas de comparência para poupar em deslocações? E a motivação dos clubes que deixaram de ter grande coisa pela qual lutar no que resta de época? Como fica a imagem dos profissionais que percam jogos, quer dêem o litro ou não?
A (pouca que ainda pudesse haver) verdade desportiva fica ali, bem encostada no fundo escuro da gaveta, à espera de melhores dias. À espera que alguém tenha o mínimo de consciência ou que alguém acorde da ressaca do whisky na qual se resguardou, e que faça ver a essa gente o que estão a armar ao futebol português.

A UEFA não deveria ter uma palavra a dizer sobre isto? Qualquer coisa do tipo: 
“ah não vão ter descidas de divisão este ano? E decidem isso quando ainda faltam 8 jornadas para acabar o campeonato? Ok, então não reconhecemos este vosso campeonato como legitimo e para o ano não levam ninguém às competições europeias”.
E esta gente, que de inteligente parece ter muito pouco, metia o rabinho entre as pernas e voltavam a ligar o cérebro por uns instantes.

Alargar a liga desta forma?
Como é que é mesmo a expressão?
“Ainda dizem que o c**** não a larga” ou “ainda dizem que o c**** não alarga”?



PS - Nacional, Sporting de Lisboa e o clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos vieram  publico afirmar a sua discordancia e o voto contra esta proposta sem pés nem cabeça. Sinceramente, gostava que o meu Benfica, que não compareceu à votação, fizesse o mesmo. Espero estar enganado, mas quer parecer-me que talvez seja mais uma decisão a nível institucional da direcção do meu clube que me custa a aceitar, depois do apoio às candidaturas do Fernando da facturas para o poleiro da Federação e deste espantalho para o poleiro da Liga...

Euromilhões de amanhã


Há quem diga que, chegados os quartos de final da Champinhons, já é indiferente quem calha na sorte grande.
Não concordo e, tendo em conta a lista de equipas que vão a sorteio, parece-me bastante simples. Senão vejamos os possíveis adversários, por ordem de teórica dificuldade:

-Barcelona (em dia sim, o melhor futebol do planeta… e para estes moços quase todos os dias são “dias sim”);
- Real Madrid (num patamar quase quase igual ao do Barcelona);
- Bayern (algo irregular, mas quando aquilo engrena é difícil parar… Ribery e Robben nas alas, Gomez na frente, Muller a aparecer e Schweinsteiger para o que sobrar... nuff said);
- AC Milan (uns furos abaixo do que já foram, mas com muita gente de meter respeito);
- Chelsea (agora que tiraram o puto que arranjou conflitos com os monstros sagrados, é ver os monstros sagrados a dar cartas… em clara subida e sempre capazes de fazer frente a qualquer equipa);
- Marselha (franceses duros de roer);
- APOEL (o elo mais fraco – surpresa das grandes ao eliminar o Lyon, mas duvido que consigam fazer nova gracinha…)


Penso que sou minimamente realista ao colocar o Benfica ali entre o Chelsea e o Marselha, mas bem mais perto do Marselha do que dos ricos russo-engleses, sem duvida.

Se me perguntassem quem eu queria, diria sem pestanejar: dass! APOEL, quero lá saber de “ah e tal, temos é de nos habituar a jogar contra os tubarões”. 

Tubarões? Prefiro:
a) ser eliminado contra um tubarão nos quartos de final?
b) embolsar o dinheiro de uma eventual passagem às meias finais, amealhar pontos para o ranking EUFA e chegar (pelo menos) a uma meia final da Champinhons? 

Isso tem lá discussão? Pode marcar a hipótese b), Sr. Jorge Gabriel.


PS – boa sorte à rapaziada dos verdinhos, mais logo.

Etiquetas: ,

12 de março de 2012

Levados ao colo ou ao colinho?


Se me tivessem perguntado durante a semana, teria dito que o campeonato estava mais que entregue. Não esperava esta oferta do clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos.
É que pensando bem, ainda faltam muitos jogos complicados, que envolvem os 3 grandes e também o Sporting de Lisboa. Ainda muito pode acontecer.

Ontem ainda pensei que ia dormir mal, a praguejar novamente e a dar a conhecer aos meus novos vizinhos uma faceta de “peixeiro-trolha” que eles ainda não conhecem.
Espero mesmo que o Benfica tenha sido avisado das alterações às regras para jogadas dentro da área que agora permitem abraçar, abalroar e fazer tropeçar os jogadores adversários desde que estes vistam o equipamento glorioso.
Outra alteração às regras deve ser uma adenda que isenta o Luiz Carlos pacense de ver cartões – e até que lhe seja assinalada algumas faltas (deve ter a ver com o escalão em que se insere o seu vencimento liquido, bruto).
Na segunda parte lá houve uma compensaçãozinha, em que o Bruno Cesar ficou a dever o cartão amarelo que já tinha visto erradamente na primeira parte. O pisão não me parece propositado, e só aconteceu por causa do carrinho frontal que o outro gajo se lembrou de fazer, mas de qualquer maneira, se houvesse cartão ali não era nada de chocar. Mas deixar-me-ia completamente fod… trompicado com a arbitragem porque o primeiro amarelo tinha sido aquela obscenidade!
A expulsão do Michel não deixa grandes duvidas, e a do Ricardo… bem, é uma entrada assassina que não toca por muito pouco. O Bruno César aproveitou para sacar a falta e o árbitro, ao considerar que houve toque tem de expulsar. Mas, na altura em que isto aconteceu, não acho que tenha tido qualquer influência no desfecho.
Também já vi por aí malta a dizer que o Luisão deveria ter sido expulso por causa da cuzada no Melgarejo, dizendo que o paraguaio (para quê?) ia isolar-se para a baliza. Bem sei que o Jardel é considerado um central fraco, mas daí a desaparecer do mapa vai um longo caminho e ele estava na zona de acção com hipótese de chegar à bola ao mesmo tempo que o paraquê (para guaio?).

Já todos sabemos que o Emerson era, invariavelmente, o jogador mais fraco no onze do Benfica. Mas ontem ficou provado porque o é e mesmo assim continua a jogar. Capdevilla abandonou o futebol profissional há ano e meio, mas ninguém o avisou. Com a mesma idade que eu, consegue mostrar uma capacidade física ao nível da minha - que até não é má de todo, mas que não chega para o futebol profissional. Conseguiu ser pior do que o Emerson. É que, se o Emerson é muito mau a atacar, sempre disfarça a coisa com algum poder físico e alguma velocidade. Já o Capdevilla, ontem, a defender foi uma nódoa tão má ou pior que o brasileiro. Antecipado no lance do primeiro golo, deixando que se faça o remate inicial que o Artur defendeu, ultrapassado uma e outra vez pelo flanco (bola ao poste numa delas), enfim… a cereja no topo do bolo é na segunda parte, em que há um canto a nosso favor, Cap fica no meio campo, o gajo do Paços arranca desde a metade do seu meio campo com o Luisão em sprint a persegui-lo e conseguem chegar estes dois à entrada da área benfiquista um pouco à frente do Cap… magnifico. Ando a dizer isto desde o início da época: o Emerson é fraco, mas se joga em vez do Cap por alguma razão tinha de ser. Houve quem preferisse dizer que era casmurrice do Jójuz, eu sempre preferi pensar que era por alguma razão coerente…
Capdevilla foi, sem dúvida, o jogador mais fraco ontem.

Quanto aos outros jogos, o Sporting de Lisboa aproveitou que o Vimarães já está em descanso do jogo da época deles (contra o Benfica, claro) e deu chapa 5 num jogo bem conseguido, mas com um streaming ruim que não lembra a ninguém.

O clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos perdeu pontos quando não esperava, tendo em conta que o treinador da briosa até joga pelos veteranos, na equipa de indoor soccer.
A juntar ao jogo da taça, só vem provar que a caça à “cadeira de sonho” está bem viva. Resta saber se o que vai pesar na decisão são os favores ou algumas provas amargas de competência.
Não vi o jogo, só 3 lances na área da briosa. O último é bem assinalado, os outros dois mergulhos noutros tempos seriam assinalados, mas o preço da fruta parece que anda muito alto.

O Vraga tem mais que se assumir definitivamente como candidato. Aliás, já toda a gente conta com eles para isso.

PS – o Jójuz podia muito bem não ter arranjado problemas com o público… é começar a levar mais uma ou duas embalagens de pastilhas para distribuir pela bancada, assim já não há aqueles sururus. Dá lá uma pastilha aos homens, pá!

PPS – vai ser uma pena o Melgarejo ficar um ano na segunda divisão, na equipa B… a não ser que se venda Cardozo, Rodrigo ou Nelson Oliveira, coisa que eu não quero que aconteça.

11 de março de 2012

Infância...

Vamos arrasar hoje, não tenho dúvidas! Contra o V Guimarães?
Que equipa seria melhor para um "Sporting-bebé-que-come-Cerelac" vencer do que a que vem do berço da nacionalidade?! E ainda por cima num estádio que vai estar cheio de instinto maternal (para não falar que os jogadores devem levar porrada do novo treinador, de certezinha... basta ver como correm agora)...
O Xandão marcou de calcanhar ao City? Hoje o Polga marca a gatinhar!

Quantos são?! Venhem todos !


9 de março de 2012

"Xan-que-já-dão" uvas...


Já sei, já sei... Titulo para lá de forçado.

Tenho vários defeitos, sou demasiado exigente, ambicioso, orgulhoso e rancoroso. Mas reconheço que o sou. Não torna a situação mais fácil mas é meio caminho andado para obter algum perdão das pessoas que me rodeiam. Esta é para ti Sá. continuo a não gostar de ti, a não achar que o Sporting tenha que formar mais um treinador mas ontem provaste-me que posso vir a estar errado. Espero que semana após semana continues a provar.

Também sei que jogos contra equipas destas os jogadores galvanizam-se, tipo eu, dois dias antes de receber o ordenado, e por vezes basta mandar 11 gajos lá para dentro... Prefiro pensar que tiveste alguma coisa a ver com o resultado Sá.

Também sei que entregamos por completo a iniciativa de jogo, aos gajos de azul que ainda nem sei quem são. Torna mais fácil alguns aspectos do jogo mas obriga a equipa a jogar com uma concentração total. E quando ao fim de 9 anos vejo o Polga fazer um jogo destes prefiro pensar que Sá tiveste alguma coisa a ver com isto.

Uma última palavra para mais dois jogadores. Xandão, de calcanhar? Dasss é mesmo para os gajos não esquecerem o teu nome. Carriço mais uma vez voltou a surpreender-me. Espero que na segunda mão com o Yaya Touré em campo voltes a fazer o mesmo que fizeste ao pequenino Silva na primeira mão.

Esforço, dedicação e Xandão - Podia perfeitamente ser o slogan de um novo detergente...

Etiquetas: , ,

7 de março de 2012

E agora...?
(o fim momentaneo dos episodios do Zé Nito)

E agora... como é que raio eu explico a tarde/noite de ontem?

Ao meu lado diziam-me que "tenho saudades da outra águia... esta ainda está a aprender, poisa logo e não é a mesma coisa". Nem de propósito, poucos segundos depois, já com a águia a fazer voos rasantes sobre as bancadas, o tom do senhor mudava drasticamente e com regozijo lá ia dizendo "nunca a vi dar tantas voltas, espectacular".
Era mesmo espectacular. E assim tinha de ser, porque ontem à noite eu estava lá.

Durante toda a primeira parte desliguei a audição do lado direito e recusei-me a ouvir o que o senhor ia dizendo.

A poucos segundos do inicio da segunda parte, lá ouvi ao meu lado outra vez "olha, vai entrar o Arshavin". Ainda pensei duas vezes, antes de me decidir se devia dizer-lhe umas verdades das boas... e acabei por dizer-lhe mesmo: "o Arshavin não pode jogar, já jogou na Champinhonslig pelo Arsenal".
Voltei a desligar o som próximo ao meu ouvido direito e concentrei-me no jogo. Porque a coisa parecia complicada e a concentração tinha de ser total, para que corresse bem.
Por mim podiam ter levado o Arshavin, o Yashin, o Boris Yeltsin... até o Rasputin. Podiam trazer quem quisessem, que aquela noite era nossa.
Aquela noite era uma vitoria para mim e só assim podia ser.

Algumas centenas de quilómetros depois, cá estou de volta. Com menos um terço do orçamento mensal que me resta para alimentação... mas com a barriga cheia de bom futebol praticado pelo meu clube. E valeu bem a pena.



PS - nota menos positiva: faltou Aimar. Fica para uma próxima, assim espero.

PPS - quanto ao jogo, magnifico. Grande, grande Witsel. Para mim o melhor em campo. Seguido de perto do Bruno Cesar. Javi Garcia um louco de trabalho... se acerta em cheio no russo, via vermelho em vez de amarelo... ainda bem que assim não foi. Emerson, depois de 10 minutos iniciais que faziam prever algo muito mau, acertou o passo e fez uma jogatana muito boa.... se fosse sempre assim. Luisão e Jardel, com uma escorregadela cada um na primeira parte, mas apesar disso tiveram um desempenho muito bom. Maxi foi um lunático a atacar - a defender, aquelas bolas para as suas costas têm de ser revistas. Artur inventou e por pouco fod... lixava aquilo tudo. Corrigiu a tempo, num jogo de pouco trabalho. Destaco estes. Os restantes estiveram a bom nível.
No estádio vê-se tudo tão diferente, que tenho duvidas se teria as mesmas opiniões ao ver na tv.

Etiquetas: , , ,

6 de março de 2012

Diz que são acessos de loucura clubística...

Vou só ali e já volto... daqui a  sensivelmente 600kms.


Etiquetas: , ,

3 de março de 2012

Limpinho, claro está. Então não?? Dass!!


 já sei que, quando se souber o nome da ave rara com problemas matrimoniais, escassez de vitaminas e a precisar de umas férias no estrangeiro, perco logo quase toda a confiança e instala-se a descrença no futebol luso.

Escrevi isto no dia 27 de Fevereiro e penso de mim para comigo e para a minha pessoa também: porra, já nem sou capaz de me surpreender a mim.

Começo do fim para o principio, porque sei que a malta, quando quer ter razão à força, perde a visão das coisas e normalmente a ultima coisa que se vê é a que fica – ou então é o caso da cegueira ser tanta que só se lê uma ou duas frases e dá-se por terminada a leitura, o que é muito mais salutar, diga-se de passagem.

- Parece-me que não há duvidas sobre o fora de jogo no ultimo golo. Acho uma “coincidencia” terrivel o fiscal não ter visto o fora de jogo, quando estava bem colocado, de frente para a jogada, a olhar para o sitio certo e num lance de bola parada. “Coincidencia” do caneco.

- Terá ficado por assinalar um penalty do Cardozo. Sim, em Portugal essas jogadas têm sido assinaladas mas nesta altura já o barco não ia direito (e já se vê porquê, mais à frente).

- No segundo golo dos andrades não há qualquer falta sobre Witsel.

- Decidam-se quanto ao segundo golo do Benfica: ou é falta neste jogo ou então fomos espoliados em Guimarães na falta que deu o golo do Vimarães, porque são acções identicas, sem tirar nem pôr.

- Não há qualquer penalty do Maicon por mão na bola, como também não há mão do Nolito nessa mesma jogada, não me venham com tangas.

Falhas ao nivel de assinalar uma ou outra falta tudo bem. Umas vezes dá para ver, outras não.
Mas dualidade de critérios é que não é admissível. Passei-me dos carretos? Talvez. Mas não se preocupem que vou dar exemplos concretos.
Cinco faltas assinaladas pelo amigo Proença. Cinco jogadas distintas mas muito similares, devido a serem em situações praticamente identicas, que vou separar em dois casos. Atenção que as faltas foram assinaladas! Não estou a discutir se é ou não falta, estou a por em causa a acção do amigo Proença ao assinalar as falta e quais as consequencias que tira daí.

Caso 1.a por volta dos 20 minutos Maxi ia arrancar para o meio campo a iniciar um contra-ataque e terá sofrido um ligeiro toque do Janko. Falta assinalada. O cartão? Não mostrou, ok. Critério largo, tudo bem. Não há crise, pode vir a ser um bom jogo se o critério for sempre o mesmo.
Caso 1.b Em cima do intervalo, Cardozo controla mal uma bola alta na entrada do meio campo portista. Rolando antecipa-se e Cardozo, ao tentar chegar à bola não pára e acaba por acertar em Rolando, que não ia começar grande coisa, ainda nem tinha tido tempo para se virar para o meio campo ofensivo. Cartão amarelo para Cardozo. Onde está o critério largo? Que facilidade em mostrar o amarelo aqui, hein amigo Proença?
Caso 2.a por volta do minuto 50 ou 55, Nolito corre com a bola pelo corredor atacante esquerdo, talvez a 10 metros de ficar em linha com a grande area. Hulk vem de lá de trás e em carrinho lateral tenta o corte, derrubando o benfiquista quando se começava a antever uma jogada de possivel perigo. Falta assinalada. Cartão? Não?? Então, voltamos ao critério largo?
Caso 2.b minuto 57, Maxi vai com a bola pelo corredor atacante direito sensivelmente à mesma distancia da area que Nolito no caso anterior, prestes a fazer superioridade numerica com Gaitan, sobre Alvaro Pereira. Djalma vem atrasado e tenta o corte em carrinho lateral, derrubando Maxi. Falta assinalada. Cartão? Não?!? Então, amigo Proença? Que brincadeira é a nossa?? E era o segundo amarelo, que este gajo já o tinha visto numa falta grosseira na primeira parte!!!
Caso 2.c Hulk passa Emerson no corredor atacante direito, tem Garay um pouco mais à frente. Emerson tenta o corte num carrinho lateral e acaba por tocar com a biqueira esquerda na biqueira de Hulk. Falta. Cartão amarelo, segundo, rua!

Que é isto? E querem que leve esta gente a sério? Para uns é vista grossa, para outros: toma lá, vai tomar banho!
Claro que houve falta do Emerson, mas porque é que o critério não é o mesmo que foi para o Djalma?

É claro que tenho azia. Não teria azia se não fosse benfiquista e se não tivesse com a sensação de me terem ido à carteira!
Se calhar tenho de dar razão ao Orelhas quando pede para este animal nunca mais apitar jogos do Benfica. Se é benfiquista ou não, não sei. Mas que mostra não ter condições para apitar jogos nossos? Sem duvida.  E assim se vai mais um campeonato!

Terça-feira lá estarei, no estádio. Se formos eliminados, paciencia. Pelo menos saio com a certeza de não ter tido a “ajuda” do amigo Proença!

Parabens ao clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos, fizeram um bom jogo e quero acreditar que não foi o polvo que decidiu este jogo. Pelo menos até aparecerem mais gravações ou facturas ou o raio que o parta, deixem-me na minha ingenuidade.

2 de março de 2012

Numeros sem ponta de interesse


Se o futebol fosse uma ciência exacta, como a matemática ou a geomancia, o jogo desta noite não teria tanta influência num possível desfecho do campeonato como se prevê.

Repare-se que, nos 20 jogos já disputados, Benfica e o clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos perderam pontos em 5 deles (4 empates e uma derrota, para cada lado). O que dá 25% de jogos com perda de pontos.

Imaginando que uma das equipas ganha este jogo (só me vem à cabeça uma hipótese disso acontecer: vitoria dos bons, claro) diminui para 23,81% de jogos com perda de pontos.

Sabendo que depois desta noite passam a faltar 9 jogos para o fim do campeonato e que a vantagem de 3 pontos - que na realidade são 4 por via do confronto directo – obriga a perder pontos em pelo menos 2 jogos, isso implica uma perda de pontos nesses 9 últimos jogos na ordem dos 22,22%, muito distantes dos 23,81% que apresentavam até esse momento.

Mas todos sabemos que o futebol não uma ciência exacta, e muitas vezes a decisão nem está nas mãos (leia-se “pés”) dos jogadores mas sim para o lado que sopra o apito vento.




Hein? Tenho jeito para escrever estes artigos de caca, à lá jornaleco cá da praça, ou não?Está cá tudo: contas bem feitas (no caso dos jornalecos seria com a ajuda de alguém); erros ortográficos inexistentes ou quase (no caso dos jornalecos isso fica por conta do corrector automático do OpenOffice); prosa razoavelmente inteligível mas completamente nulo em termos de conteúdo... fôsnhasse, até me sinto mal de ter escrito uma coisa deste calibre, tão... insonsa.

1 de março de 2012

Ponto da situação, em vésperas de um "amanhã"



Passamos aqui tempos infindáveis a mandar bitaites sobre minudências, mas olhando para a tabela classificativa o que é que se vê? Ah pois é!

O Swindon Town está em primeiro lugar, com mais 4 pontos que o segundo classificado e menos um jogo.
Ganda Paolo Di Canio, dá-les! Ainda é mai melhor bom que o Choramingos…

Embrulhem, anti-Sidónios (imagino eu que sidónio seja o que se chama aos seguidores do Swindon Town por esse mundo fora).

Vaticínios do Professor Manco!


Como ando a ver se sou despedido vou criar mais uma rubrica aqui no estaminé. Peço desde já desculpa à administração de tão ilustre veículo de vernáculo por não ter pedido autorização mas visto que dois estão no Dubai e o restante andar a ver de casa na capital decidi não incomodar.

Ora crónicas após os jogos toda a gente consegue fazer apesar que alguns vêm jogadores dentro de campo que mais ninguém vê (coff...cof.. Luis Sobral), o difícil nesta área é vaticinar o que irá acontecer durante a jornada. Não irei fazer sempre esta rubrica porque a partir do momento em que se torna obrigação, perco a vontade e vou ler outros tascos. O meu verdadeiro patrão que o diga...

Rio Ave - Beira-Mar

Fácil. Vitória clara do Beira Mar e sem ninguém no banco. O Rio Ave ficou com a confiança de rastos depois de perder 1-0 com o Sporting de Sá Pinto

Feirense - Académica

Hum. Os que foram prejudicados frente aos corruptos mor frente aos que foram beneficiados frente ao benfas. Empate a duas bolas onde o Feirense não marca nenhum.

Gil Vicente - P. Ferreira

Não me interessa nada sobre este jogo. Vitória do Gil só porque me apetece.

Nacional - Braga

Vitória por 1-0 do Nacional por favor!!!!

Guimarães - Marítimo

Win/Win situation. Mas para ainda criar mais expectativas na nação sportinguista vitória por 2-1 do Guimarães. Ultimo golo marcado pelo Nilson num remate à entrada da área para se redimir da barraca que montou na ultima segunda.

Leiria - Olhanense

Nunca gostei do Cajuda por isso vais levar na pá. 0-3. Hat trick de Wilson Eduardo só para manter a blogosfera leonina a reclamar por este cepo mais uma semana.

Jackpot
Setúbal - Sporting

Mais uma vitória do Sporting por 1-0. Golo de Daniel Carriço de bicicleta no seguimento de um canto a favor do Setúbal. Sá Pinto diz que andaram a semana toda a treinar esta jogada. Após o golo Sá Pinto, Tiago Moutinho e Paulinho dão mais uma aula prática de como dançar a camacha.

Super Jackpot
Benfica -Porto

Empate 0-0. Jogo nem chega a começar. Javi Garcia entra em modo killing spree e nos cumprimentos iniciais cabeçada no Hulk, pontapé no Rolando, cuspidela em Helton, bufa em Álvaro Pereira e beijo seguido de arrancadela de língua em Fernando. Mas sempre com a mão à frente da boca. Jazuz diz que Javi é um menino bem comportado e que tudo foi um mal entendido. Bitópereira diz que foi por miaufa e que dêem já o campeonato ao focul porto. Depois chora histericamente e volta a pedir o campeonato. Ameaça de morte todos os intervenientes e telefone para Mahmoud Ahmadineja a dizer que não lhe dão o campeonato.

Etiquetas: