15 de outubro de 2012

Siga a banda

Num post ali em baixo coloquei os numeros de um apanhado estatistico feito no "Ontem vi-te no Estadio da Luz", em que mostrava uma clara diferença de numeros no que diz respeito a penalties e cartões vermelhos nos jogos chamados classicos.

Na caixa de comentários apareceu um anónimo que apresentou valores dos jogos do Sporting de Alvalade e, pareceu-me, demonstrou uma certa insatisfação pela forma como a coisa foi apresentada, como se tivéssemos a tentar enviesar alguma coisa que fosse, referindo-se a "percentagens" que nem eram apresentadas no post.
Os numeros que nos apresentou foram os seguintes:

 Anónimo Anónimo disse...
Engraçado... e que conclusões vocês tiram quando com dados apenas desde 1990/91 é isto:
Golos de penálti a favor do SCP - 8
Golos de penálti contra o SCP - 4
Expulsões de jogadores do SCP - 14
Expulsões de jogadores de SLB e FCP - 28

Pois bem. Vamos, para efeitos estatísticos, acreditar que os números que ele nos forneceu são os verdadeiros para os últimos 22 anos - não tenho a mínima vontade, de momentos, de ir verificar se são verdadeiros ou não (preguiça a isso obriga).
E vamos comparar as percentagens entre os jogos feitos em casa pelos estarolas contra os outros dois estarolas. Relembro que os valores do Benfica e dos azulibroncos são dos ultimos 30 anos, e os dos verdinhos é dos ultimos 22 anos (se forem verdadeiros).

Os azulibroncos têm 500% mais golos de penalty a favor do que os outros dois JUNTOS.
Já os seus dois adversários centenários têm 370% mais expulsões do que os azulibroncos.

Pelos números que apresentaste, o Sporting de Alvalade, a jogar em casa contra os dois rivais, tem 200% mais golos de penalty a favor que os outros e os seus adversários têm 200% mais expulsões.

O Benfica, na Luz contra os outros dois, tem 125% mais golos de penalty a favor que os outros dois juntos. Já os seus adversários têm 121% mais de cartões vermelhos que o Benfica.


Pronto, anónimo, aqui tens as tuas percentagens. Nota-se que não há grande diferença, não é. Tudo mais ou menos igual...
Tira as conclusões que bem entenderes.

1 Comentários:

Blogger LDP disse...

Ficou caladinho...

18/10/12 12:24 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial