11 de outubro de 2012

"No pasa nada"

Concorde-se ou não com o discurso um bocado mais radical e fundamentalista que adoptou nestes ultimos tempos, na sua luta contra um eventual novo mandato do Orelhas à frente do Benfica, volta e meia o blog "Ontem vi-te no Estádio da Luz" presenteia-nos com um texto brilhante, a fazer recordar o porquê de eu ter começado a visitá-lo com maior assiduidade.

Desta vez fez um trabalho de pesquisa que é de estranhar (será mesmo?) que nunca tenha sido feito por nenhum jornaleco que diz viver para estas coisas.
Trata-se de uma comparação dos jogos entre os grandes, no que diz respeito a penalties convertidos e expulsões que se tenham verificado nos encontros chamado "clássicos", nos últimos 30 anos.

Por enquanto foi feito para os jogos do clube-dos-dirigentes-assumidamente-corruptos no seu antro da mafia (contra Benfica e os verdinhos) e para os jogos na Luz do Benfica contra os outros dois estarolas. Como não há garantias que venha a ser feito para os jogos na mega-casa-de-banho, aproveito para colocar o que já foi feito.

Aqui fica o resumo, um gráfico esclarecedor e também o link directo para o post onde podem ver mais pormenorizado, ano a ano, o que se foi passando nesses jogos.

Na Luz:
Golos de penálti a favor do Benfica - 10
Golos de penálti contra o Benfica - 8
Expulsões de jogadores do Benfica - 19
Expulsões de jogadores de Sporting e Porto - 23


Relembrando os números dos 30 anos de clássicos em casa do Porto:

Golos de penálti a favor do Porto - 15
Golos de penálti contra o Porto - 3
Expulsões de jogadores do Porto - 10
Expulsões de jogadores de Benfica e Sporting - 37  




E claro, os videos no youtube são falsos.

5 Comentários:

Blogger LDP disse...

Fazes estes posts sérios e depois um gajo nem sabe o que dizer.

11/10/12 9:16 da tarde  
Blogger pitons na boca disse...

Post sério? Nada disso, é sobre o futebol português, que de sério não tem nada. :)

11/10/12 9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Engraçado... e que conclusões vocês tiram quando com dados apenas desde 1990/91 é isto:
Golos de penálti a favor do SCP - 8
Golos de penálti contra o SCP - 4
Expulsões de jogadores do SCP - 14
Expulsões de jogadores de SLB e FCP - 28

P.S. Essas percentagens podiam é se referirem ao número total de jogos.

12/10/12 11:07 da tarde  
Blogger pitons na boca disse...

Caro anónimo, em primeiro lugar o post não apresenta "percentagens" nenhumas, mas já falo de percentagens daqui a pouco.

A teoria fala da diferença de "tratamento" dado pelos árbitros uma certa equipa nos confrontos directos contra quem disputa há décadas os mesmos objectivos. Juntar a isto todos os jogos contra as chamadas equipas pequenas apenas serviria para branquear essa diferença de tratamento, pois é sabido que os "pequenos" têm tendência para colocar o autocarro junto à área, têm tendência para fazer mais faltas e por conseguinte, mais cartões e faltas decisivas. Assim faz sentido que queiras que se usem percentagens e todos os resultados, ajudava a branquear a diferença de tratamentos entre os 3 estarolas.

Parece-me que apresentas números do Sporting nos jogos em Alvalade, contra os outros dois estarolas. Vou partir do principio que sim e vou usar esses números para comparar com os outros já apresentados.
Voltando às percentagens que tanto gostas, com os números apresentados, que não me apetece andar a ir procurar mais números, neste momento:

Os azulibroncos têm 500% mais golos de penalty a favor do que os outros dois JUNTOS.
Já os seus dois adversários centenários têm 370% mais expulsões do que os azulibroncos.

Pelos números que apresentaste, o Sporting de Alvalade, a jogar em casa contra os dois rivais, tem 200% mais penalties a favor que os outros e os seus adversários têm 200% mais expulsões.

O Benfica, na Luz contra os outros dois tem 125% mais penalties que os outros dois juntos. Já os seus adversários têm 121% mais de cartões vermelhos que o Benfica.

15/10/12 10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Caro pitons,

Antes de mais obrigado pela resposta.

Quanto me referia a percentagens sobre o número total de jogos (no post que colocaste tinha lá uma imagem do site "Ontem vi-te no Estadio da Luz") pretendia dizer número total de jogos realizados por cada um dos 3 grandes contra os seus adversários directos, não incluindo os das equipas pequenas. (não me expliquei bem). A título de exemplo, dos 18 penalties que ocorreram no estádio da Luz o benfica beneficiou de 8 e os outros de 10. Sensatamente acho que faz mais sentido saber se beneficiou de 8 penalties em 30 jogos ou em 40 jogos. Seguindo o mesmo raciocinio, o FCP beneficiou de 3 penalties em 20 ou 30 jogos.

Digo isto pois o numero de jogos que se realizaram em casa de cada um dos grandes contra os seus principais rivais foi diferente, ainda que o periodo de anos seja o mesmo.

Com isto as percentagens serão diferentes e a "grande diferença" esmorece-se.

Contudo isto não invalida o seguinte (em 22 anos):
- Nos itens penalties e expulsoes o SCP tem o saldo "mais positivo" seguido do FCP e depois o SLB
- Em termos de vitórias vs derrotas o saldo é "mais positivo" para FCP, seguido de SCP e depois SLB.(Novo dado)

Com isto não tiro nenhuma conclusão.

Desculpa, mas não vou comentar as tuas % pois não são comparáveis (22 vs 30 anos)e, como referi acho mais sensato comparar sobre o número de jogos.

Melhores cumprimentos desportivos ;-)

15/10/12 11:25 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial