27 de abril de 2010

Domingo de (algumas) respostas

Ele há coisas engraçadas. Então não é que estive a fazer umas (faceis) contas por alto e cheguei a esta brilhante conclusão "lapalissiana".

O Porto quererá ganhar ao Benfica para ainda tentarem evitar estes de ganharem o campeonato e também tentar um ultimo esforço para chegar ao 2º lugar.

Mas atentem num pequeno detalhe.

Apenas para demonstração da ideia vamos partir do principio que o Porto ganha (uma hipótese perfeitamente plausível):
- se o Braga ganhar, os portistas ficam contentes por o Benfica se ver apertado no campeonato, sabendo que eles próprios ficaram matematicamente afastados do 2º lugar e consequente ida à pré-eliminatória da Liga dos Campeões?
- se o Braga não ganhar, ficarão contentes os portistas sabendo que o Benfica festeja o campeonato nessa mesma jornada, em pleno estádio do Dragão?

É evidente que se o Porto não ganhar, nenhum destes cenários será possível...

21 de abril de 2010

Modernices

Certamente alguma coisa que aprendeu agora na viagem às Inglaterras...

Etiquetas: ,

19 de abril de 2010

Alguem se lembra destes desenhos animados?

TSUBAAASAAA GOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!!!


14 de abril de 2010

Aconteceu

O que vão ver a seguir é verídico (e nem preciso dizer onde foi). Não é nenhuma foto-montagem, e foi-me enviado por um amigo sportinguista.




O que me faz levantar a questão: com tanta "entrada muito forte" durante o jogo, como é que só acabou 2-1?



Com o agradecimento ao meu amigo sportinguista Mangas por ter enviado o screenshot.

Etiquetas: , ,

9 de abril de 2010

...e fomos mesmo embora.
Para não dizerem que me escondo nas derrotas!

O jogo de ontem fez-me lembrar o futsal.

Um jogo que começa dividido – com o Benfica a circular bem a bola, sem medo do adversário e a impedir que o Liverpool entrasse com um ataque avassalador, como até seria espectável.

Depois dá-se o momento que, para mim, decidiu a eliminatória. Erro infantil daquele que para mim é o pior GR do plantel do Benfica e a eliminatória passa a estar na mão dos ingleses.
A partir daqui não é que se possa falar de banho de bola ou lição táctica. As equipas limitaram-se a fazer o que lhes era pedido: o Benfica a forçar o ataque, mas com menos inspiração do que o habitual (ao qual não será alheio o facto de pela frente estar uma equipa do nível do Liverpool) e o Liverpool a dar o meio-campo ao adversário, sempre controlando as movimentações e a aproveitar todas as ocasiões para lançar o contra-ataque mortífero alicerçado por um trio de jogadores de alto calibre – Gerard, Torres e Kuyt.
E pronto, autentico jogo de futsal em que uma equipa marca, a outra é obrigada a ir atrás do resultado e leva golos em contra-ataque.

Mas pela primeira vez tenho de falar mal do JóJus.
Terá feito aquilo a que os americanos se habituaram a chamar de “pull a Jesualdo”.
- What went wrong there?
- Sorry, seems I pulled a Jesualdo.

E, para quem não sabe, “to pull a Jesualdo” é fazer asneira, lembrar-se de fazer invenções na equipa quando se tem um jogo em Inglaterra e as coisas saem completamente furadas.
Por um lado compreendo que se queira fazer rotatividade aos GR. Mas há que ter um pouco de cabeça: quando começa a ser contra equipa de outro nível, há que meter os melhores. E se, pessoalmente ainda tenho duvidas que o Quim seja superior ao Moreira, não escondo – e nunca escondi – que acho que o Julio Cesar é o pior GR do plantel.
A alteração da defesa também não fez efeito positivo. Se se compreende a intenção, também é preciso ver que meter o Sidnei – não sei se algo preso de movimentos ou se aquilo é mesmo preguiça natural, apesar de ter lá as qualidades para vir a ser um muito bom central – contra um Fernando Torres, tirando do centro o David Luiz (apenas o central com melhor disponibilidade física e melhores tempos de resposta e reacção, no momento) e vendo que o Luisão estaria “preso por arames”.

Estes terão sido os erros capitais. Quanto às substituições não concordei com a saída do Carlos Martins, quando o Ramires dava mostras de alguma quebra. E depois sai o Aimar, mantendo o brasileiro em campo. Não percebi, talvez tenha sido eu que já estava a ver coisas.

De resto, acho que saímos da Éroliga de cabeça erguida. 9 vitórias, 2 empates e 3 derrotas parece-me um muito bom pecúlio para quem tem tido tantos altos e baixos (mais baixos que altos) nos últimos ano.

Apesar dos erros acumulados neste jogo e da derrota, penso que em nada vem manchar a época excelente que está a ser feita, e que espero não se torne numa época à Peseiro.

Venha de lá o campeonato. Com mais tempo para respirar entre os jogos que faltam, não espero menos que acabar em 1º.
E esta 3ªfeira temos guerra aberta aqui no estamine. ;)

Etiquetas: ,

8 de abril de 2010

VAMOS EMBORA, BENFICA!!!!!

O magnifico do título deste post é que tem duas vertentes possíveis, quando o voltarmos a ler daqui a umas horas.

Por um lado pode ser interpretado como um "Força, 'bora lá ganhar isto". Um grito a apelar à união e ao esforço necessários para fazer as grandes equipas. Ou mesmo um exultar com uma possível classificação para a próxima eliminatória.

Por outro lado, e mais tarde - dependendo do resultado final - pode ser um "vamos embora... da Liga Europa". Errr....

Enfim, em todos os casos é um título de post que dá... para os dois lados (?)...

É MAI LOG!!!

Tenho andado o dia todo com o "You'll never walk alone" na cabeça.
Volta e meia pego num dossier e entoo-lhe um "and you'll never walk alone...", depois lembro-me onde estou, reparo nas pessoas que pararam a ver as figurinhas que faço em plena luz do dia, e finjo que cantar o "You'll never walk alone" é a coisa mais corriqueira que possa existir à face da Terra.
A coisa promete continuar assim até me deitar, esta noite.

E assim espero que seja, mas com um sorriso e a certeza de que - apesar de terem sido eliminados pelo meu grande Benfica, o facto de cantarem o "You'll never walk alone" nos minutos de descontos do jogo, quando a equipa inglesa baixar os braços na evidencia de que foram eliminados - continuam a ser uma das minhas equipas preferidas nas terras de sua majestade e das que mais respeito me merecem.


nota - um pouco mais a sério, a coisa hoje é bem complicada... quantos levou o Real Madrid a época passada? Foram 4, né? Chiça, é melhor não fazer prognósticos... a época começa hoje(?).

Etiquetas: , ,

7 de abril de 2010

Última hora

Descobrimos o novo treinador do Sporting! Chama-se Varanus bitatawa. É um treinador "á Porto", estrangeiro (filipino) e com tomates para ter mão naquele balneário.

5 de abril de 2010

Coincidências?
Don't think so

No Record pode ler-se o seguinte:




Por este andar, depois da taça da cerveja, não há bebida que nos escape este ano.

(falta também o campeonato...)

1 de abril de 2010

Parabéns Farense!!!


O Farense faz hoje 100 anos!

Verdadeiramente o meu clube do coração. Foi no S. Luis que aprendi a gostar de futebol. Belas tardes....

Para mim, o melhor jogo do farense foi os 4-1 ao benfica. Curiosamente faz hoje 15 anos.

Em vermelho vivo

Tendo em conta a pré-época que o Benfica está a fazer, com bastantes exibições de regalar os olhos a quem gosta de futebol, com muitas vitórias e ainda muitos mais golos, não é de admirar alguma euforia, deslumbramento e ilusão do lado das hostes encarnadas.
Eu não fujo muito à regra. E se a euforia (ainda) não me ataca tanto como o deslumbramento e ilusão isso só se deve ao facto de ainda só termos conquistado uma taça de cerveja, que apesar de ser a prova que eu menos queria ganhar, teve um sabor especial por ter sido conquistada contra quem foi - aquele que tem sido o maior rival nas ultimas décadas (e nisto, os sportinguistas me desculpem, mas é a mais pura das verdades).

Há os que, ao longo destes meses, têm vindo sistematicamente a desvalorizar o trajecto benfiquista:
- havia os que diziam que só ganhávamos na pré-época e que quando a época começasse então íamos ver o Benfica ir ao fundo.
- havia os que diziam que não chegávamos ao fim de Novembro.
- havia depois os que diziam que a 20 de Dezembro iríamos ver como se joga à bola, perderíamos contra o tal rival do norte, e a partir daí vínhamos por aí abaixo - talvez só parando nos distritais.
- havia os que diziam que em Fevereiro os jogadores do Benfica iam dar o berro, por mau planeamento da época por parte do JJ, tendo em conta o ritmo evidenciado desde o inicio da época.
- e há os que, ao reparar que a alínea anterior que previram não se realizou, seguiram para a alínea seguinte (ou seja, foram alimentado todas as teorias na esperança que uma se tornasse realidade, para depois poderem dizer "eu não te disse?").

O certo é que, destes cenários todos, só o penúltimo esteve perto de acontecer e com, pelo menos, um mês de atraso. É notório - principalmente no Di Maria a partir dos 70 minutos dos últimos jogos - algum cansaço. No entanto, o resto do plantel tem dado mostras de uma saúde e uma capacidade de superação que faz com que a diferença entre os titulares e os que entram nos seus lugares seja pouco notada.

Esta noite talvez comece a época para os encarnados. Esta é a grande vantagem de só começar a época agora, em Abril: enquanto os nossos adversários já estão abatidos com a longa época que eles já levam e com os resultados adversos que se sabe, o Benfica entra hoje em campo como a única equipa portuguesa ainda nas provas europeias, facto que se saúda e que já não acontecia desde os tempos do Koeman - em que eliminámos o... Liverpool, então campeão europeu em titulo.

Mas se o Marselha já foi complicado - e claramente num patamar acima dos outros adversários benfiquistas - o Liverpool é de outro patamar ainda mais acima.
Apesar de ser um clube que ultimamente tem ficado um pouco aquém a nível interno, na Europa do futebol estes ingleses têm o hábito de se fazerem fortes e raramente se deixam afastar nas eliminatórias iniciais (talvez por isso, quartos-de-final já não é mau, pá, fiquem-se lá por aqui este ano).
Alem de terem um historial de meter respeito - são só o 3º clube mais vezes campeão europeu. E se no campeonato deste ano já pouco podem almejar, jogam as fichas todas nesta Liga Europa.

Por ser um dos clubes estrangeiros que mais adoro (tal como o Barcelona) e por me merecer todo o respeito, é que digo - cheio de ilusão e alimentando o sonho de chegar mais longe - sem rodeios que:

esta noite, menos de 0-0 é derrota!

Etiquetas: , ,