22 de setembro de 2008

Móss Déb!!!

Derlei veio fazer o papel de "advogado de defesa" do clube / Paulo Bento:

“Por que não jogava no Saturn?”, diz este acerca de Vukcevik (o que vem um bocado de encontro àquilo que me passa pela cabeça).
Diz também: "Ele sabe que com aquelas declarações complicou a vida dele. Mostrou que está insatisfeito e quem está insatisfeito acaba por não ficar" (o que não deixa de ter um fundo de verdade).

O que me faz criticar estas declarações, é o facto de terem sido proferidas por um jogador... Agora é ver tudo a pôr "a boca no trombone"! A sensação que me dá é que ninguém é capaz de falar DENTRO da privacidade que confere o balneário... "Epá... Queria mandar uma mensagem ao treinador, ao clube e aos meus colegas... Ah! Já sei! Vou ter com os jornalistas..." Onde já se viu?!

Agora é o empresário de Vuk que vem tentar acalmar as hostes... Com algumas incoerências:

- "não há problemas" entre Paulo Bento e Vukcevic. (tirando a falta de comunicação e entendimento mútuo...)

- "Paulo Bento tem um sistema de jogo na cabeça, no qual Simon Vukcevic não tem entrado. Esse é o único e verdadeiro problema. Quezílias com o treinador, estou certo, que não há". (Tirando o facto de estar um a amuar para cada lado e falarem com todos, menos um com o outro...)

- "O que o Vukcevic disse é que se o treinador não contar com ele, o melhor é sair. Não entendam isto como um ultimato. Não está a impor condições, apenas quer jogar" (Ou então está a dizer que se não joga, sai... Portanto, a fazer um ultimato e a impor condições! Até porque Bento nunca disse que não contava com ele, muito pelo contrário.)

- "Amanhã se o Derlei não jogar vai dizer o mesmo" (ou então não... Até porque está lesionado e era simplesmente estúpido exigir jogar! LoL! Qualquer jogador tem que estar pronto para não jogar em todos os jogos... Veloso - por exemplo - está no banco. Alguém o ouviu a queixar-se? Não! Ainda por cima quando a sua posição está a ser preenchida por Moutinho, que nem é médio defensivo - e que se queixa disso mesmo...)

- "É complicado quando um jogador não joga. Pode não fazê-lo sempre mas tem de ser, pelo menos, convocado. Mas nem isso está acontecer. Jogou 45 minutos mas normalmente o treinador não conta com ele" (É complicado para Vuk, tal como o é para todos aqueles que ficam de fora da convocatória... E é aí que reside o problema: Vuk não admite ser um jogador de um plantel, pensa que é O jogador de um plantel! Ora o Paulo Bento, que é um casmurro - e todos o sabemos - não admite este tipo de atitude do montenegrino e vai convocando outros no seu lugar. Penso que, de início, até o fazia apenas por Vukcevic ter vindo de uma lesão, agora sabemos que é pela insistência do jogador no assunto... Não seria melhor para TODOS, acabar com a porra das declarações para a imprensa?!).

Com tudo isto, eu não quero atribuir culpas nem a Vuk, nem a Paulo Bento... Apenas acho ridículo que os jogadores se preocupem mais em falar para os jornais e consigo próprios do que em treinar e em concentrarem-se nos jogos e no clube!
Desde Veloso que queria ir para um clube maior, passando por Moutinho e a vontade de ir para o Everton, por Caneira que veio criticar o colega capitão, por Vuk que não quer estar de fora e terminando em Derlei, que critica Vuk... Chiça Penico! Não há adepto que aguente! Pior, só quando Rochemback mandava Peseiro para onde não devia!
Ou o Paulo Bento começa a falar com os jogadores e a proteger o balneário, ou daqui a pouco até o Tiuí começa a dizer que merecia ser titular!

8 Comentários:

Blogger Erk disse...

Mas o verboso jogador foi impedido de fazer comentários para a imprensa! Os jornalistas até tinham requerido que fosse o Montenegrino a fazer o flash-interview após o jogo, situação recusada pelo Sporting. Só que apanhou um jornalista da rádio à mão, e fez a estratégia que tem concertada com o seu agente: arranjar problemas para sair. Se sair a preço de saldo do Sporting, os ordenados no clube para onde for saem reforçados e o agente também ganha comissão com a transferência.

O problema de fundo é esse. O agente não ganha nada por er um jogador a jogar num clube. Ganha comissões, sim, com re-negociações de contrato ou transferências de jogador. Como Vuk não conseguiu re-negociar o contrato após a 1ª época, (teria sido burrice do clube, o jogador ainda tem 5 anos de contrato por cumprir), estão a tentar a segunda opção: a venda do jogador a preço inflacionado.

Desejo-lhes boa sorte. Será como o Stojkovic, que era tão bom, tão bom, que está encostado por não ter conseguido clube.

22/9/08 7:27 da tarde  
Blogger Costureirinha Maravilha disse...

Exacto! É isso que me deixa ainda mais chateada!
Os jogadores, na sua maioria, são alvos de pressão por parte dos empresários... É por isso mesmo que se diz que hoje em dia, o dinheiro é quem mais ordena...
Já com o Moutinho, quase que punha as mãos no fogo em como por volta de 80% daquela vontade toda de sair se deveu a Zahavi...

22/9/08 7:53 da tarde  
Blogger Erk disse...

E ainda não consegui descobrir o tamanho da coincidência do encontro acidental com Pinto da Costa no Porto. Mas não esqueço e vou tentando descobrir pontas de fora.

Por outro lado também é como diz o João Pinto ondem no Domingo Desportivo, gajo que esteve bem dentro dos futebóis, e sabe bem do que fala: o espírito de grupo e o bom balneário de que se fala, hoje em dia já não existem. Há é um grupo de jogadores com personalidades diversas, que se o treinador conseguir motivar e meter a puxar para o mesmo lado, podem constituir uma equipa ganhadora.

22/9/08 8:28 da tarde  
Blogger Costureirinha Maravilha disse...

Quanto a isso do encontro com PC, eu recuso-me a pensar que Moutinho poderia ter pensado em ir para o FCP!
Tudo bem que o espírito de grupo e o amor ao clube estão fora de moda... Mas se ele é o que é, deve-o ao Sporting! E sair de capitão de um, para ir LOGO para o outro... Era MUITO mau!

Quanto às declarações de João Pinto, percebo-as e até acho que a grande qualidade de muitos treinadores é precisamente a capacidade de motivação (casos de Scolari, por exemplo e mesmo de Mourinho).

22/9/08 9:36 da tarde  
Blogger Erk disse...

Não podemos duvidar da capacidade de motivação de Paulo Bento. O homem jogou um jogo, contra o Estrela da Amadora, ou Nacional, já não me recorda bem, apesar de acabar de saber que o pai tinha falecido. Também soube colocar um ponto final, de maneira bem emotiva, na altura certa e abraçar a carreira de treinador. A carreira de Paulo Bento como jogador qualifica-o como pessoa. Solidário, trabalhador. Como foi enquanto trinco. É o que espera dos seus jogadores.

23/9/08 11:56 da manhã  
Blogger Costureirinha Maravilha disse...

Tínhamos que discordar em algo... =)
Não concordo que o Paulo Bento tenha uma boa capacidade de motivação... Concordo com o facto de ter sido um jogador solidário e trabalhador e que o espera dos seus pupilos, mas este senhor tem uma grande dificuldade em exprimir-se! Até acho que esse é um dos seus maiores defeitos...

23/9/08 12:45 da tarde  
Blogger Erk disse...

Exprimir-se com palavras elaboradas, sim. Mas diz o que quer dizer. O oposto do Manuel Machado, portanto.

Aprecio homens assim. Humildes, francos e directos. Naturalmente, não conheço o senhor pessoalmente e posso estar enganado.

Seja como for prefiro um treinador destes, que outro que já tivemos que fingia não perceber, enquanto ajeitava nervosamente a gravata, quando o mandavam ir tomar coiso...

Tenho escrito por aí em alguns blogs, e reafirmo aqui neste que já consta dos meus favoritos: acredito que se nos mantivermos firmes e mentalmente fortes, este ano seremos campeões. Nunca estivemos tão perto nos últimos anos. Mesmo no da final da Uefa, arrisco dizer.

Basta não fazermos o jogo dos que nos querem destabilizar com estes fait-divers. E acho que temos o treinador certo para focar os jogadores no que é importante, mesmo que à custa da própria imagem. Coisa à qual PB não liga em demasia: o corte de cabelo, o discurso, o sistema de jogo, exemplos disso mesmo.

23/9/08 3:54 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Concordo plenamente contigo Valdemar. É preciso sermos mentalmente fortes.

23/9/08 7:22 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial